Como ocorre a reprodução dos platelmintos?

Os platelmintos podem apresentar formas diferentes de reprodução de acordo com a classe. São geralmente seres monóicos (com indivíduos contendo ambos os sexos), também chamados de hermafroditas. São capazes, portanto, de realizar autofecundação, como ocorre nas tênias da classe Cestoda.
Em cache

Qual a reprodução dos nematelmintos?

Os nematelmintos podem ser dióicos (com sexos separados), ou monóicos (possuindo ambos os sexos em um único indivíduo, chamado de hermafrodita). Alguns nematóides dióicos apresentam, ainda, dimorfismo sexual, apresentando diferenças anatômicas entre os indivíduos de sexos diferentes.

Qual é a diferença entre platelmintos e nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).
Em cache

Onde os nematelmintos se reproduzem?

Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo. Diversas espécies eliminam os ovos para o ambiente, onde ocorrem as primeiras divisões e o ovo se torna embrionado.

Quais são os platelmintos?

Classificação dos platelmintos

Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea. Na Turbellaria temos organismos apenas de vida livre, incluindo-se nesse grupo as planárias. Já as classes Trematoda, Cestoda e Monogenea apresentam apenas representantes parasitas.

O que são os platelmintos exemplo?

Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos deles são parasitas.

Como os platelmintos e os nematelmintos respiram?

A respiração é cutânea, por difusão, e os nutrientes, oxigênio e gás carbônico, circulam pelo corpo via pseudoceloma, já que não têm sistema circulatório. Possuem sistema excretor, com uma única célula, denominada renete, liberando excretas por um poro excretor.

Quais as principais doenças causadas por nematelmintos e platelmintos?

Verminoses causadas por Nematelmintos

  • Ascaridíase.
  • Amarelão (Ancilostomose)
  • Infestação por larva migrans (Bicho geográfico)
  • Triquinose.
  • Filaríase (Elefantíase)
  • Oxiurose.

Quais as principais semelhanças entre platelmintos e nematelmintos?

Portanto, as semelhanças entre os platelmintos e os nematelmintos são o local onde são encontrados que pode ser tanto em ambiente aquático, quanto terrestre, além da sua forma de vida parasitária e a característica de ambos possuem sistema nervoso.

Quais as principais verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos?

As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose. As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.

Qual é a principal característica dos platelmintos?

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

O que os platelmintos causam?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Onde Vivem os platelmintos?

Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos deles são parasitas.

Que forma tem o corpo dos platelmintos e nematelmintos?

Este é um roteiro de estudos de biologia que revisa alguns conceitos básicos sobre os platelmintos e os nematelmintos, animais invertebrados com aspecto vermiforme.

Como evitar doenças causadas por platelmintos e nematelmintos?

Tratamento e Prevenção

  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;
  6. Evitar o consumo de carne crua.

Qual o verme que faz desmaiar?

Cisticercose – provocada quando o ser humano ingere os ovos das tênias junto com a água ou alimentos contaminados. Elas podem provocar desmaios e convulsões.

Qual é a principal característica dos nematelmintos?

São triblásticos, pseudocelomados, têm simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca (com lábios ou papilas e dentes ou estiletes), faringe, intestino e ânus (ou cloaca). A maioria deles é dioica, ou seja: possui sexos separados. Dimorfismo sexual é também comum, sendo a fêmea de tamanho maior que o macho.

Qual é o habitat dos platelmintos?

Os platelmintos de vida livre são as espécies que não apresentam hábito parasita, sendo encontrados em ambientes de água doce ou salgada bem como terrestres e úmidos. As espécies de platelminto de vida livre mais conhecidas são chamadas popularmente de planárias.

By admin