Qual o objetivo dos sistemas de liquidação e custódia?

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é o sistema em que se efetua a custódia e se registram as transações com a maioria dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
Em cache

Como funciona o sistema Selic?

A Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. Nessas decisões, a Selic pode tanto se manter estável, sem alterações, quanto aumentar ou diminuir em pontos percentuais.

Qual o principal objetivo do Selic?

Como vimos, a taxa Selic tem como objetivo principal o controle dos preços em uma economia. Ou seja, a Selic objetiva controlar a inflação. No Brasil, nosso principal indicador de inflação é o IPCA (o Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é divulgado mensalmente pelo IBGE (nosso principal instituto de pesquisas).

O que é Central de Custódia e de liquidação Financeira de Títulos?

O que é a CETIP? CETIP (abreviação de Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) é uma entidade privada que integra o mercado brasileiro, oferecendo serviços de registro, negociação e liquidação de ativos. Ela foi criada em 1984 após a união de várias outras entidades sem fins lucrativos.

Como funciona a liquidação?

A liquidação dos negócios realizados em bolsa é o processo de entrega do ativo ao comprador e do pagamento ao vendedor. Para as operações cursadas nos ambientes de negociação da B3 os procedimentos de liquidação são realizados pela própria instituição.

Como funciona a custódia de ações?

A custódia representa a guarda dos ativos, sendo que ações, títulos e qualquer outro tipo de bens são mantidos e atualizados por uma empresa chamada de instituição depositária que os mantém em nome dos investidores. Dessa forma, essa instituição garante que os títulos sejam transacionados e guardados de maneira segura.

Qual é a diferença entre taxa Selic e sistema Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia que regula as outras taxas do mercado, inclusive as de aplicações financeiras. Enquanto isso, o Tesouro Selic é um título público de renda fixa que está atrelado à taxa Selic. Logo, ele acompanha as variações dela, pois rende 100% dessa taxa de juros básica.

Porque a taxa Selic alta é ruim?

Quando ela é elevada, a tendência é de que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros – ou seja, que bancos e outras instituições financeiras cobrem juros mais altos nessas operações. Já quando a Selic diminui, acontece o movimento contrário: os juros do crédito ficam mais baratos.

Como a taxa Selic controla a inflação?

A Selic é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para controlar a inflação, portanto ela afeta diretamente o IPCA. Um exemplo prático: quando a Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer gastos maiores.

Quem faz a custódia das ações?

Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC)

A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) mantem a compensação, liquidação e transação das ações de companhias e demais títulos negociadas na Bolsa de Valores, a B3.

Quanto tempo dura a fase de liquidação?

No caso de ações e títulos, o prazo de liquidação costuma ser de D+2, ou seja, dois dias úteis após a realização da operação. Já no caso de títulos e opções do governo, o prazo de liquidação acontece no dia útil seguinte (D+1).

Qual o valor da taxa de custódia?

Em primeiro lugar, a taxa cobrada é considerada baixa perto do valor de outros encargos como taxa de corretagem ou emolumentos. Em segundo lugar, que a taxa de custódia diminuiu em 2022, e o valor cobrado passou a ser de 0,20% ao ano. Antes da mudança era 0,25%.

Quanto é a taxa de custódia da B3?

Renda variável

Valor (R$ milhões) Taxa/ano1
De 0,2 a 0,3 0,0200%
De 0,3 a 1,7 0,0130%
De 1,7 a 17 0,0072%
De 17 a 170 0,0032%

O que é melhor Selic ou IPCA?

O Tesouro Direto Selic é muito recomendado para objetivos de curto prazo, enquanto o IPCA, que é um híbrido indexado à inflação, é mais indicado para o longo prazo. Isso acontece porque o Tesouro Selic tem liquidez diária e sua rentabilidade segue o CDI.

O que o CDI tem a ver com a Selic?

Por isso é que a Selic representa a taxa média das negociações diárias que acontecem nesse sistema. Em relação aos valores, CDI e Selic estão sempre muito próximos, sendo que o CDI costuma ficar normalmente 0,10 ponto percentual abaixo da Selic Meta, definida pelo Copom.

Quem lucra com a Selic alta?

Em relação às ações, por tudo o que falamos anteriormente, normalmente lembramos dos bancos em momentos de Selic alta. Mas as seguradoras também se beneficiam dos juros altos, pois a maioria dos seus recursos estão investidos em renda fixa atrelada ao CDI. Logo, isso aumenta o rendimento de suas aplicações.

Quem se beneficia com a alta da Selic?

Há dois setores que se beneficiam da alta dos juros e podem se tornar opções interessantes para o investidor de ações que quer driblar o aperto monetário: os bancos e a seguradoras.

Quem ganha com a alta da taxa Selic?

Dizemos que a Selic alta “costuma” ser favorável à renda fixa por uma razão. Se os juros estiverem altos, mas a inflação também, a chamada rentabilidade real será pequena. Ela representa o retorno obtido com uma aplicação, descontada a inflação. É, na prática, quanto o investidor ganha de fato.

By admin