Quem é miúda em Torto Arado?
As personagens femininas de Torto Arado são uma lembrança de mulheres pouco faladas, de lugares esquecidos, que trazem consigo uma força descomunal e todas as facetas que uma mulher de carne e osso têm.
Em cache
Em qual cidade se passa Torto Arado?
Chapada Diamantina
Torto Arado é um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
Quem fez a capa de Torto Arado?
Itamar Vieira Junior
O convite para estas obras veio após a artista ilustrar a capa do livro mais vendido na Amazon em 2021: o premiado Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. A ilustração foi baseada em uma fotografia da série Nouvelle Semence (2010), realizada em Camarões pelo fotógrafo italiano Giovanni Marrozzini.
Por que o nome Torto Arado?
Torto Arado, mais que o título desta obra, representa um instrumento agrícola arcaico e obsoleto, que simboliza as permanências do passado colonial e as marcas indeléveis e deletérias da escravidão, fundantes da formação da sociedade e do Estado Brasileiro, de suas mazelas e desigualdades.
Qual a religião de Torto Arado?
jarê
O jarê, religião de matriz africana, típica da Chapada Diamantina, é o fio condutor da narrativa Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. Perpassa pela religiosidade toda a trajetória das personagens.
Quem é a onça no final de Torto Arado?
Torto Arado, que havia começado a escrever ainda jovem, bem antes do doutorado, parece ter sido um exercício de dar voz às histórias e às experiências de pessoas que ele foi encontrando em suas pesquisas etnográficas, especialmente no Recôncavo Baiano e na região da Chapada Diamantina.
Qual das irmãs de Torto Arado perdeu a língua?
Quem perdeu a língua Bibiana ou Belonisia? Essa resposta nos é dada já na conclusão da primeira parte do livro (SPOILER). Quem perdeu a língua é Belonísia, fato essencial para entender o motivo do nome da obra.
Qual a mensagem de Torto Arado?
Os capítulos são narrados ora por Bibiana ora por Belonísia, vozes femininas que expressam memórias coletivas das desigualdades raciais, sociais e de gênero, evocando as resistências ancestrais dos povos quilombolas, suas lutas e ligações com a terra. Não podemos mais viver assim. Temos direito à terra.
O que significa a faca no livro Torto Arado?
A faca na obra de Itamar Vieira Júnior é um elemento vivo, ou melhor, esse objeto tem alma, força e influencia toda a trama da história.
Qual das irmãs perdeu a língua em Torto Arado?
Quem perdeu a língua Bibiana ou Belonisia? Essa resposta nos é dada já na conclusão da primeira parte do livro (SPOILER). Quem perdeu a língua é Belonísia, fato essencial para entender o motivo do nome da obra.
Por que Maria Marruá vira onça?
Para proteger Juma, Maria Marruá virou onça e espantou a sucuri. Durante o capítulo, foi narrada a lenda — em que a mulher virou onça para proteger a filha. Eugênio (Almir Sater) diz que viu uma sucuri gigante e Gil (Enrique Diaz) afirma que a mulher, Maria (Juliana Paes), virou onça e espantá-la.
Qual o clímax de Torto Arado?
Narrado primeiramente por Bibiana, depois por Belonísia e, na terceira parte, por outra personagem, o romance já começa com o clímax de um acidente: crianças, as duas irmãs —filhas de Zeca Chapéu Grande, um líder comunitário e espiritual— encontram uma faca da avó Donana.
O que acontece no final do livro Torto Arado?
No final, Santa Rita Pescadeira narra como fez justiça àquele povo se utilizando dos corpos de Belonísia e Bibiana.
Qual é a lenda de Maria Marruá?
Durante o capítulo, foi narrada a lenda — em que a mulher virou onça para proteger a filha. Eugênio (Almir Sater) diz que viu uma sucuri gigante e Gil (Enrique Diaz) afirma que a mulher, Maria (Juliana Paes), virou onça e espantá-la.
O que que é um marruá?
Trata-se de uma gíria comum nas fazendas de criação de gado, nas quais os peões lidam com diversos tipos de bois, incluindo os que têm comportamento violento e por isso são mais difíceis de serem domados.
Porque Donana guardava a faca?
Donana guardava a faca, manchada de sangue, como símbolo de sua vingança e da perda do que lhe era querido.
O que significa onça marruá?
Marruá: a gíria caracteriza um animal agressivo, muito bravo, e é conhecida entre os peões do Pantanal. Outros significados para a expressão é uma pessoa inexperiente, caloura. É também o sobrenome de Maria (Juliana Paes) e Juma Marruá (Alanis Guillen), as mulheres que viram “onça” na trama.
Qual é o significado do nome Maria Marruá?
Por que Maria e Juma Marruá? O mesmo termo 'marruá' que é usado pelos peões para caracterizar os bois 'bravos', é usado para dar um sobrenome a duas personagens importantes da trama, tanto na versão antiga quanto a de agora.