O que é Ifá na espiritualidade?

Ifá é um sistema divinatório, conhecido também como Culto a Ifá ou Culto a Orunmilá. Sua propagação teve início na Nigéria Ocidental – África, sendo difundido no Brasil e em Cuba durante a diáspora africana.

Quem é Deus no Ifá?

Deus mensageiro e guardião das encruzilhadas e da porta da rua. É ele quem leva aos demais orixás as oferendas que os humanos lhes didicam para agradá-los e assim merecer sua proteção e seus favores.

Como são os filhos de Orunmilá?

Os filhos de Orunmilá são tímidos, calmos e apresentam boa aparência. Não costumam ser pessoas de estatura alta, e seus corpos são mais volumosos, não podem ser considerados gordos, mas possuem mais curvas.
Em cache

Qual o número de Orunmilá?

16

Características do Orixá:

Responsável pelo oráculo de ifá, Òrúnmìlá comanda todos os destinos. Seus sacerdotes são os Babalawos. Seu número é o 16 que representa o poder.

Quem pode se iniciar em Ifá?

Uma Ìyánífá não pode iniciar pessoas para Ifá, somente os Bàbáláwo (Babalaôs) podem fazer a iniciação. Elas apenas o auxiliam dentro do igbódù (lugar sagrado para iniciação). As mulheres podem ser iniciadas para Ifá e, após os ritos de iniciação, entrar no Igbódù, mas nem todas serão Ìyápẹ̀tẹ̀bí nem Ìyánífá.

O que é Ifá na Umbanda?

Ifá é tido dentro da tradição como um sistema de divinação, ou seja, um sistema religioso de comunicação divina que milenarmente é transmitido através da cultura oral.

Qual é a saudação do Ifá?

Aboru, Aboye, Abosisé! Trata-se de uma saudação, sob a forma de uma oração que é dito aos Babalawo, mas também pode ser utilizado para outros, é um comprimento utilizado pelos babalawô. A resposta do Babalawo será "AGBO ATO", que significa "você vai ter vida longa e você terá uma boa saúde".

O que Orunmilá come?

Para fazer uma oferenda para Orunmilá, as comidas mais usadas são fubá ou farinha de milho com mel, inhame cozido, doces finos, lagostas, camarões e filés de carne.

Como agradar Orunmilá?

Para fazer uma oferenda para Orunmilá, as comidas mais usadas são fubá ou farinha de milho com mel, inhame cozido, doces finos, lagostas, camarões e filés de carne. A comida para Orunmilá deve ser distribuída em porções pares em pratos brancos.

Como é a religião Ifá?

A filosofia do Culto à Ifá consiste em um sistema de divinação oracular, reconhecida como a base dos oráculos usados pelas religiões de matriz africana. A adivinhação de Ifá não depende de uma pessoa com poderes oraculares, mas da interpretação de um sistema de sinais.

Como saudar Orunmilá?

A saudação a Orunmilá é: Epá Ojú Olorún, Ifá Ò! A frase significa: Viva os olhos de Deus, Ele é Ifá!

O que é Ifá na macumba?

Òrúnmìlà-Ifá é a divindade oracular detentora da sabedoria, que altera o dia da morte, com trânsito entre o òrun e o aiyé, isto é, o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem.

Qual é o nome de deus no candomblé?

Orixás do Candomblé

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Qual a cor da vela de Orunmilá?

Mas toda sexta-feira, ele é celebrado pelos praticantes da Umbanda, que se vestem de verde, amarelo e branco-marfim – as cores do Orixá – em sua homenagem.

O que quer dizer Ifá na Umbanda?

Ifá é tido dentro da tradição como um sistema de divinação, ou seja, um sistema religioso de comunicação divina que milenarmente é transmitido através da cultura oral.

Qual o significado da palavra Orunmilá?

Orumilá (em iorubá: Ọ̀rúnmìlà-Ifá), na mitologia iorubá, é um orixá, e divindade da profecia e da adivinhação, ligado ao Orum.

Que dia é dia de Orunmilá?

Astral da Semana: ÒRÚNMÌLÀ Data: 27/04/2020

O controlador dos destinos influenciará na intuição e ajudará nas vitórias.

Qual é a religião Ifá?

🛐 FILOSOFIA OU RELIGIÃO: Segundo Nogueira, o Ifaismo é uma filosofia baseada na vida ancestral, interpretada no Brasil como filosofia religiosa. Aqui, ganhou formas de religião, de acordo com ele, após a chegada dos iorubás, africanos trazidos ao país no fim do período escravagista.

By admin