O que se trata o livro O Quinze?
O Quinze é o primeiro romance da escritora modernista Rachel de Queiroz. Publicada em 1930, a obra regionalista e social apresenta como tema central a seca de 1915 que assolou o nordeste do país.
Em cacheSemelhantes
Onde se passa a obra O Quinze?
O enredo se passa no ano de 1915, em pleno sertão central do Ceará, em que a vida de homens e mulheres se cruzam durante um período de seca devastador.
Qual o contexto da obra O Quinze?
O romance centra-se na grande seca que abalou o sertão nordestino em 1915 (daí o título). Há duas histórias paralelas, que partem do mesmo ponto e voltam a unir-se: a trajetória da família de Chico Bento, forçada a emigrar, e o hesitante flerte entre dois jovens herdeiros, a professora Conceição e seu primo Vicente.
Em cache
Qual é o conflito do livro O Quinze?
No conflito apresentado em “O Quinze” percebemos a marca Neo- Realista em Chico Bento e sua luta com o meio, vencer a seca, fugir da mesma e também do poder opressor atuante na narrativa.
Quem conta a história do livro O Quinze?
Resumo sobre O quinze
A obra conta com um narrador onisciente em terceira pessoa. Pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, o livro possui caráter regionalista, além de realismo social. A autora do livro, Rachel de Queiroz, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
Qual o tema central da obra O Quinze?
O quinze retratou uma problemática da realidade brasileira que atinge a vida não apenas do homem sertanejo, mas de todos que vivem esse drama social. Fugindo da seca de 1915 com sua família, Rachel de Queiroz, resolve se mudar para o Rio de Janeiro.
Qual o tipo de narrador do livro O Quinze?
O narrador do romance "O Quinze", de Rachel de Queiroz é um narrador em terceira pessoa, portanto, onisciente de todo enredo.
O que ela fez de importante na história Raquel de Queiroz?
Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras e é considerada uma das maiores autoras da segunda geração modernista. Rachel de Queiroz, autora do premiado romance O quinze, publicado em 1930, nasceu em 1910 e é uma das principais autoras do Modernismo brasileiro.
Onde se passa a maior parte da história O Quinze?
Filme baseado no livro "O Quinze", de Rachel de Queiroz, de 1930. O enredo se passa no ano de 1915, em pleno sertão central do Ceará, em que a vida de homens e mulheres se cruzam durante um período de seca devastador.
Qual o clímax do livro O Quinze?
O amor de Vicente e Conceição acaba ruindo: ela fica sabendo que Vicente está tendo um caso com outra moça. Apesar de sua avó justificar que isso é coisa de homem e que é normal, ela se desilude dessa relação e vive a sua vida cuidando do filho de Chico Bento. No fim, a seca acaba e começa a chover.
Quem é o narrador do livro?
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O que a Rachel de Queiroz defendia?
Nos anos seguintes, Rachel militou no Partido Comunista e, em 1937, foi presa por três meses por defender ideias esquerdistas. Nesse mesmo ano, publicou “O Caminho das Pedras” (1937).
Que fatos são interessantes na publicação de O Quinze?
Possui cenas e episódios carcterísticos da região, com a procissão de pedir chuva, são traços descritivos da condição do retirante. O sentido reivindicatório, entretanto não traz soluções prontas, preferindo, apontar os males da região através de observação narrativa.
Qual o tema central do livro O Quinze?
O romance centra-se na grande seca que abalou o sertão nordestino em 1915 (daí o título). Há duas histórias paralelas, que partem do mesmo ponto e voltam a unir-se: a trajetória da família de Chico Bento, forçada a emigrar, e o hesitante flerte entre dois jovens herdeiros, a professora Conceição e seu primo Vicente.
Porque o livro se chama 5 minutos?
A história envolve o leitor já no começo, pois o rapaz conhece sua amada por uma causa de cinco minutos, daí o título da obra; por um pequeno atraso de cinco minutos, ele perde o ônibus e, no seguinte, avista aquela que seria seu amor arrebatador.
Quem é a protagonista do livro?
Protagonista é o personagem principal da obra. A sua experiencia é o foco da narrativa. A partir da sua perspectiva sobre o conflito da história que julgamos tudo o que acontece durante o enredo.
Quem é o personagem principal do texto?
A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista. O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas.
Qual a importância do livro O Quinze?
A importância e o reconhecimento da obra
O Quinze foi um livro importante para o movimento modernista brasileiro em sua segunda fase. Além de seu regionalismo, a obra teve um destaque porque não romantizou a seca e sensibilizou o público leitor.