Como tratar um gato com PIF?
O tratamento da Peritonite Infecciosa Felina pode atuar na modificação da resposta imune do gato ao vírus. O uso de corticóides visando suprimir a resposta imune do paciente foi amplamente empregado para trazer algum alívio paliativo, mas não afeta significativamente o avançar da doença.
Em cache
Qual o remédio para PIF?
Afinal, PIF tem cura? Até muito recentemente a resposta seria não. Hoje, já há uma substância que, aplicada por via subcutânea, diariamente, por 12 semanas, impede a replicação viral e pode livrar o gato da PIF.
Em cache
Qual a expectativa de vida de um gato com PIF?
um ano
A expectativa de vida de um felino com diagnóstico positivo para PIF infelizmente não é boa, pois a sobrevivência costuma atingir até um ano. Isso porque não existe cura e protocolo de tratamento para essa doença.
Em cache
Como tirar o PIF?
Infelizmente, ainda não existe nenhum tratamento completamente eficaz para curar a doença. Atualmente, o tratamento da PIF visa tornar a vida do gato infectado o mais confortável possível, e pode envolver o uso de medicamentos que inibam a replicação do vírus e fármacos que estimulem o sistema imunológico.
Quais os sintomas de PIF em gatos?
Sendo assim, o gato com PIF efusiva apresenta aumento de volume abdominal ou torácica (apesar do emagrecimento), dificuldade de respirar com aumento da frequência respiratória, alças intestinais mais espessas, mucosas arroxeadas e febre intermitente. Além disso, o felino pode apresentar ou não outros sintomas.
Como é o líquido da PIF?
Na PIF o líquido normalmente possui coloração palha a amarelo citrino, com presença de fibrina, neutrófilos e macrófagos não degenerados, constituindo-se como um exsudato asséptico, podendo haver a deposição de precipitado protéico ao fundo da lâmina.
Tem vacina contra a PIF?
As vacinas contra o coronavírus entérico e a vacina contra PIF estão dentro da categoria não recomendadas. Embora exista alguma variação nacional e regional nas vacinas não essenciais, a tabela abaixo resume as mais importantes vacinas para animais de estimação em todo o mundo nessas categorias.
Quais os sintomas de um gato com PIF?
Na PIF felina, os sintomas mais comuns são: “febre alta recorrente, efusões e edemas no caso da pif felina úmida, linfadenopatia mesentérica (inflamação dos nódulos), anorexia, perda progressiva de peso, desidratação, icterícia, diarreia, espessamento de alças intestinais e dispneia (dificuldade de respirar)”.
Como saber se seu gato tem PIF?
Sendo assim, o gato com PIF efusiva apresenta aumento de volume abdominal ou torácica (apesar do emagrecimento), dificuldade de respirar com aumento da frequência respiratória, alças intestinais mais espessas, mucosas arroxeadas e febre intermitente. Além disso, o felino pode apresentar ou não outros sintomas.
Como evitar que o gato pega PIF?
- Invista na segurança e na gatificação da casa para evitar a doença PIF.
- A castração do gato também é uma forma saudável de prevenir a PIF felina.
- Manter a limpeza do ambiente e não compartilhar objetos evita que seu gato contraia a PIF felina.
Como PIF é transmitida?
A PIF é transmitida pelo contato do gato com fezes de outros gatos infectados, também da mãe para o filho pela gestação e amamentação ou até pelas mucosas da boca e nariz, principalmente pela mordida ou lambedura em feridas abertas.
Como detectar PIF gatos?
Sintomas. Os sintomas da PIF inicialmente são: depressão; diarreia; falta de apetite, perda de peso acentuada e prostração. Eles são decorrentes da forma de apresentação da enfermidade.