Qual a ligação do bromo?

Esse elemento está situado na família VII A (halogênios) da tabela periódica. Sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4s2 4p5, com 7 elétrons na última camada e ao formar ligações químicas necessita apenas de 1 elétron para atingir a estabilidade.
Em cache

Quantas ligações bromo?

O Br, Cl e I , são da família 7A, possui 7 elétrons na sua última camada, precisa somente de 1 elétron para completar o octeto e ficar estável. Logo, faz somente uma ligação!
Em cache

Que tipo de elemento é o bromo?

O bromo (Br) é um elemento químico líquido, não metálico pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor vermelho-acastanhada, que liberta vapores irritantes para as mucosas e para a pele e que se localiza no grupo 17 e período 4 da Tabela Periódica. Este possui número atómico 35 e massa atómica 79,904.

Qual o tipo de ligação química formada entre o bromo é o potássio?

O Potassio é um metal é o Bromo é um ametal. O Potássio doa um elétron, se tornando um íon positivo (cation), e o Bromo recebe um elétron se tornando um íon negativo (anion). Como se trata de uma ligação entre íons (cation e anion) se caracteriza em uma ligação iônica.

Quem faz ligação covalente?

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Qual e a ligação covalente?

A ligação covalente é o tipo de ligação química estabelecida via compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre dois átomos, de modo que ambos atinjam a estabilidade. Na ligação covalente, os dois átomos compartilham igualmente os elétrons, não havendo processo de doação ou recebimento de elétrons entre eles.

Como saber se a ligação e iônica ou covalente?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Quantas ligações o Boro pode fazer?

O boro realiza três ligações devido à hibridização sp2, sendo o composto uma exceção à regra do octeto.

O que é um átomo de bromo?

Bromo: é um elemento volátil, instável e muito reativo. O número atônico é 35, ele possui 35 prótons e 35 elétrons, e a massa atômica é de aproximadamente 80u.

Quem faz ligação iônica?

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

Como saber qual o tipo de ligação?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Porque o boro faz ligação covalente?

Pela teoria do octeto, o boro poderia realizar somente uma ligação covalente, pois ele possui somente um orbital atômico incompleto. No entanto, experimentalmente, nota-se que esse elemento forma compostos em que ele realiza mais de uma ligação. Um exemplo é o trifluoreto de boro (BF3).

Porque o boro faz 3 ligações?

Após a excitação, o orbital s incompleto une-se aos dois orbitais p incompletos, todos da camada de valência, formando, assim, três orbitais hibridizados (unidos). Com isso, o boro é capaz de realizar três ligações, pois apresenta três orbitais atômicos incompletos.

É possível a ligação entre dois átomos de bromo?

Dois átomos de bromo se unem para formar uma molécula diatômica. A substância simples bromo, nos estados sólido, líquido e gasoso, é formada por um conjunto de moléculas Br2.

Quais as características do bromo?

Bromo: é um elemento volátil, instável e muito reativo. O número atônico é 35, ele possui 35 prótons e 35 elétrons, e a massa atômica é de aproximadamente 80u. Na água o bromo é um oxidante forte.

O que ocorre na ligação covalente?

A ligação covalente se estabelece pelo compartilhamento dos elétrons de valência entre dois átomos, para que ambos atinjam uma condição de estabilidade. A ligação covalente normalmente se estabelece entre elementos não metálicos, e entre estes e o hidrogênio, sendo também conhecida como ligação molecular.

Como explicar a ligação covalente?

Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons. Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons.

Quantas ligações covalentes o boro pode fazer?

O boro realiza três ligações devido à hibridização sp2, sendo o composto uma exceção à regra do octeto.

By admin