Por que a inflorescência do girassol se parece uma flor única?

"Esse conjunto de flores, que se assemelha e atua como uma única flor, pode ser chamado pseudanto, que significa 'falsa flor'. O girassol é formado por flores periféricas chamadas liguladas, que formam uma única pétala amarela associada à atração dos polinizadores.

Qual o tipo de flor do girassol?

Esta planta de raiz profunda tem suas flores sésseis que estão inseridas em ápice dilatado, reunidas em inflorescência do tipo indefinida, denominada capítulo – nome dado ao tipo de inflorescência em que as flores estão muito próximas de si e inseridas em um eixo comum.
Em cache

Como o girassol floresce?

Essa planta se reproduz por sementes, e suas flores surgem principalmente na primavera e no verão. Contudo, apesar de ser mais favorável às estações mais quentes, o florescimento pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que tenha temperaturas entre 18°C e 30°C.

Qual é o tipo de reprodução do girassol?

A reprodução do girassol é alogâmica, ou seja, é por meio da polinização cruzada. Na prática, isso significa que a fertilização ocorre quando o pólen do girassol entra em contato com o estigma da flor. Por isso, insetos como as abelhas têm papel importante na reprodução e propagação da flor.

Quais são os tipos de inflorescência?

As inflorescências – os ramos que possuem flores – podem ser de dois tipos: as racemosas e as cimosas. Podemos definir as flores como um conjunto de folhas modificadas e especializadas na reprodução da planta.

O que é inflorescência definida?

As inflorescências são conjuntos de flores localizados em sistemas de ramos que podem ser, muitas vezes, confundidos com uma flor única. As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada.

O que é a inflorescência de uma planta?

Na maioria das angiospermas as flores estão dispostas em agrupamentos denominados inflorescências. Uma inflorescência é um ramo ou sistema de ramos caulinares que possuem flores.

Qual a principal característica do girassol?

O girassol cultivado é uma planta de haste única, não ramificada, ereta, pubescente e áspera, vigorosa, cilíndrica e com interior maciço. Em períodos de frio podem aparecer ramificações laterais que terminam em inflorescências, mas essa é uma característica indesejável para a produção de óleo ou sementes.

Quando é a florada do girassol?

Os visitantes poderão contemplar, fotografar, prestigiar e se encantar com os girassóis entre 14 e 31 de julho. Neste período, todo o parque estará aberto de terça a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Quais são as principais características do girassol?

O girassol cultivado é uma planta de haste única, não ramificada, ereta, pubescente e áspera, vigorosa, cilíndrica e com interior maciço. Em períodos de frio podem aparecer ramificações laterais que terminam em inflorescências, mas essa é uma característica indesejável para a produção de óleo ou sementes.

Qual o tipo de flor e de polinização do girassol?

O girassol (Helianthus annuus L.) é uma espécie de polinização cruzada, cujos principais polinizadores são as abelhas.

O que é inflorescência racemosa exemplos?

As inflorescências racemosa ou monopodial podem ser classificadas em: Racemo: são flores pediceladas dispostas em um único eixo e localizadas em diferentes posições do ramo principal (fig. 1a e 1b). Exemplos: chuva-de-ouro (Senna spp – Fabaceae) e giesta (Spartium jeinceu -, Fabaceae).

Qual o tipo de inflorescência da Rosa?

Inflorescência axilar ou terminal, cimosa ou racemosa.

Qual o tipo de inflorescência do milho?

Ao entrar no período de florescimento, as plantas de milho emitem as inflorescências, que são a masculina – pendão (Figura 1) e feminina – espiga (Figura 2).

Qual a função da flor do girassol?

Acredita-se que ela traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol. Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores.

Onde fica a florada dos girassóis?

Onde: Rua Tenente Antônio João, 4.257, Bom Retiro; Quanto: Inteira a R$ 28,00, meia-entrada a R$14 para pessoas entre 6 e 18 anos, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos (obrigatório apresentação dos respectivos comprovantes), e gratuito para crianças até 5 anos.

Como é o ciclo do girassol?

Como acontece com as plantas chamadas anuais, o ciclo de vida do girassol não ultrapassa 12 meses, a partir das sementes. Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais.

Qual é a composição do girassol?

A semente de girassol contém gordura poli-insaturada (gordura de boa qualidade) vitaminas do complexo B, E, minerais, como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio. Em 100 gramas são encontrados 30 gramas de fibras, 20 de proteínas e 120 mg de cálcio.

By admin