O que é articulação esternoclavicular?
A articulação esternoclavicular permite a movimentação entre a clavícula e o tronco, através do osso esterno. É uma articulação pequena, com pouca estabilidade óssea e que depende muito dos ligamentos para permanecer estável.
Quais são as estruturas da articulação esternoclavicular?
As estruturas que entram na formação da articulação esternoclavicular são a extremidade esternal da clavícula, a porção superior e lateral do manúbrio do esterno e a cartilagem da primeira costela.
Em cache
Quais são as articulações da clavícula?
Articulação acromioclavicular e esternoclavicular
Das articulações do ombro, as articulações acromioclavicular são aquelas que permitem os movimentos entre a clavícula o eixo axial (esternoclavicular) e entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular).
Em cache
Quais são as articulações Diartrose?
Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.
Quais são articulações sinoviais?
As articulações sinoviais, também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.
Qual a classificação da articulação acromioclavicular?
A articulação acromioclavicular é uma articulação entre dois ossos da cintura escapular: a clavícula e a escápula. É uma articulação sinovial plana, com superfícies articulares que são aproximadamente do mesmo tamanho.
Onde fica o esternoclavicular?
A articulação esternoclavicular conecta a clavícula ao tronco e é formada pela extremidade proximal da clavícula e o esterno. Esta articulação possui pouca estabilidade óssea e depende dos fortes ligamentos que a circundam para permanecer estável.
Quais são os tipos de articulações sinoviais?
Tipos de articulações sinoviais
- 2.1. Articulação Plana.
- 2.2. Gínglimos.
- 2.3. Articulações Selares.
- 2.4. Articulações Elipsóideas.
- 2.5. Articulações Esferóides.
- 2.6. Articulações Trocóideas.
Quais os 4 tipos de articulação?
- Articulações sinoviais.
- Articulações fibrosas.
- Articulações cartilaginosas.
Qual é a classificação das articulações?
Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).
Quais são as 4 articulações do ombro?
Quais são as articulações do ombro? O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.
O que é luxação da articulação esternoclavicular?
A luxação esternoclavicular é a perda do contato normal entre as superfícies articulares da clavícula e o esterno. Ocorre frequentemente em acidentes de trânsito ou atividades esportivas.
Qual é o nome da articulação do ombro?
A articulação AC nos permite levantar o braço acima da cabeça. A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe.
Quais as principais articulações sinoviais?
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Qual o tipo de articulação sinovial do ombro?
A articulação glenoumeral, também conhecida como articulação do ombro, é uma articulação sinovial que une o membro superior ao esqueleto axial. É uma articulação do tipo esferoidal, também conhecida como articulação em bola-e-soquete, formada pela fossa glenoide da escápula (gleno-) e pela cabeça do úmero (-umeral).
Como é classificada a articulação glenoumeral?
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.