Quais os termos técnicos de urina?

Poliúria: diurese maior que 2,5 litros diários. Oligúria: diurese inferior a 600 ml por dia. Anúria: diurese nula ou menor que 100 ml por dia.
Em cache

O que é urina Colurica?

Acerca das alterações do aspecto da urina, a colúria é caracterizada por diurese de aspecto de chá ou coca-cola em virtude da presença de bilirrubina na urina.

O que causa colúria?

Colúria: ocorre devido a presença de bilirrubina direta na urina. Somente a direta pode causar colúria já que é solúvel e não é ligada à albumina como a bilirrubina indireta.

Como descrever a diurese?

Diurese. O termo diurese significa a quantidade de urina produzida pelos rins e é um ótimo marcador da função renal do paciente.
Em cache

Como classificar a cor da urina?

Dicas de saúde

  1. Urina transparente. Urina muito diluída, é sinal de hidratação em excesso. …
  2. Urina amarelo-clara. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.
  3. Urina amarelo-escura. …
  4. Urina amarelo âmbar ou cor de mel. …
  5. Urina alaranjada. …
  6. Urina rosada ou vermelha. …
  7. Urina amarronzada. …
  8. Urina esverdeada ou azulada.

O que é Blenúria?

Chamamos de blenúria a presença de excesso de muco na urina. O muco é uma proteção do trato urinário contra microrganismos, produzido pela bexiga e pela uretra. Porém, quando aparece em grande quantidade, pode indicar que algo não vai bem. Geralmente, é um líquido claro ou esbranquiçado e tem consistência.

O que é acolia e colúria?

Quando existe icterícia, podem ser observadas mais duas alterações decorrentes de alterações no metabolismo: a acolia fecal (as fezes ficam com aspecto esbranquiçado, semelhantes a massa de vidraceiro) e a colúria (urina escura, causada pela eliminação de um pigmento chamado de bilirrubina, que normalmente seria …

O que é urina amarronzada?

Urina amarronzada

Pode indicar desidratação severa e disfunção renal.

Qual o termo técnico para inchaço?

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

O que pode ser a urina marrom?

Urina na cor marrom

A urina com a cor marrom, ou muito escura ainda, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina.

O que significa urina cor âmbar?

Âmbar ou mel

A urina de coloração amarelo-escuro pode indicar níveis altos de desidratação, o que pode ser facilmente resolvido com o aumento de ingestão de água. É importante beber mais água.

Qual é o termo técnico para dor?

Algesia: sensibilidade à dor. Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. Álgico: relativo a dor, doloroso. Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil.

O que significa o termo icterícia?

A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.

O que causa Hipocolia?

A diminuição ou a ausência de excreção de bilirrubina na luz intestinal provoca alterações na cor das fezes, tornando-as mais claras (hipocolia fecal) ou esbranquiçadas (acolia fecal).

Quais são as cores da urina?

Confira a lista do que podem indicar as diversas colorações da urina.

  • Urina transparente. Urina muito diluída, é sinal de hidratação em excesso. …
  • Urina amarelo-clara. …
  • Urina amarelo-escura. …
  • Urina amarelo âmbar ou cor de mel. …
  • Urina alaranjada. …
  • Urina rosada ou vermelha. …
  • Urina amarronzada. …
  • Urina esverdeada ou azulada.

Qual é o valor do pH da urina?

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

Qual o termo técnico para fezes?

evacuação | Dicionário Infopédia de Termos Médicos.

Qual o termo técnico de vômito?

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

By admin