Quais os sistemas dos moluscos?

  • Aparelho digestivo. Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). …
  • Sistema respiratório. O sistema respiratório é variado dentro do filo dos moluscos. …
  • Sistema circulatório. …
  • Sistema excretor. …
  • Sistema nervoso. …
  • Reprodução.

Em cache

Qual é o sistema nervoso dos moluscos?

O sistema nervoso dos moluscos é centralizado e do tipo ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde saem nervos que vão para diferentes partes do corpo. Estão presentes estruturas sensoriais, visuais, tácteis, quimiorreceptoras e de equilíbrio.

Qual o sistema reprodutor dos moluscos?

Os moluscos apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa. A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.
Em cacheSemelhantes

Como é o sistema circulatório do molusco?

Na maioria dos moluscos, o sistema circulatório é aberto, ou seja, o hemolinfa corre nos vasos, porém desemboca em algumas lacunas no corpo do animal. Nos cefalópodes, o hemolinfa corre exclusivamente no interior de vasos, portanto, dizemos que esse grupo de moluscos apresenta sistema circulatório fechado.
Em cache

Qual é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Qual o tipo de sistema circulatório dos anelídeos?

O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, o que significa que o sangue corre dentro de vasos condutores, sendo um dorsal e outro ventral. Além disso, algumas espécies possuem um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados ao coração, pois impulsionam o sangue pelo corpo.

Qual é o órgão exclusivo dos moluscos?

A parte anterior do tubo digestivo dos moluscos diferencia-se em uma faringe musculosa, cuja parede basal segrega uma lâmina quitinosa, denominada rádula, portadora de dentículos dirigidos para trás e própria para raspar os alimentos á maneira de uma lima; é um órgão exclusivo dos moluscos.

Qual molusco é hermafrodita?

Os gastrópodes pulmonados e as lesmas da família Veronicellidae (Systelommatophora) (Figura 1) são animais hermafroditas e apresentam um sistema reprodutor complexo, composto por um aparato reprodutivo masculino, um feminino e uma porção hermafrodita responsável pela produção e o encaminhamento dos gametas (Figura 2).

O que é sistema circulatório aberto e fechado?

– Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares.

Quais são as principais características do molusco?

Moluscos: características

Esses animais são seres triblásticos, celomados, de simetria bilateral, além de um corpo composto por três partes distintas: cabeça, pé e saco visceral. Na região da cabeça, estão concentrados os órgão sensoriais.

Qual é a organização básica do corpo dos moluscos?

Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral. O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como: Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido.

Qual é o sistema circulatório dos répteis?

Os répteis são animais que apresentam circulação dupla (sangue passa duas vezes pelo coração para realizar um circuito completo), fechada (sangue corre exclusivamente no interior dos vasos) e incompleta (sangue rico em oxigênio encontra sangue pobre em oxigênio).

Qual é o sistema circulatório dos artrópodes?

O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto, ou seja, o sangue não corre exclusivamente dentro de vasos, sendo lançado em espaços que circundam os tecidos e órgãos. O líquido que circula no corpo desses animais é denominado de hemolinfa.

Como funciona o sistema respiratório dos moluscos?

A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água.

Como os moluscos se reproduzem?

A reprodução dos moluscos

Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.

Quais os 4 tipos de circulação?

Tipos de circulação sanguínea

  • Circulação aberta e fechada.
  • Circulação simples e dupla.
  • Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica.
  • Circulação completa e incompleta.

Quais animais têm sistema circulatório fechado?

Sistema circulatório fechado duplo

Aparece nos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, é a dupla, que ocorre nos animais que possuem respiração pulmonar. O sangue percorre dois circuitos diferentes e passa duas vezes pelo coração.

Quais são as três partes básicas de um molusco?

Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral. O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como: Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido.

By admin