Qual é o significado da palavra laboratório?

1. lugar especialmente apetrechado para a realização de experiências, trabalhos ou investigações de determinadas áreas científicas (física, química, farmácia, etc.) ou para a aplicação prática de conhecimentos científicos ao nível de análises, exames, testes, preparação de medicamentos, etc.

Como palavras similares?

Sinônimo de como

  • de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. …
  • da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. …
  • quê, oi, diz, diga. …
  • dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. …
  • conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.

Qual é a origem da palavra laboratório?

Do latim laboratorium ou “lugar de trabalho”, derivada de laborare ou “trabalhar”. No entanto, laboratório tem ainda uma conotação que vai além da origem da palavra. Ela expressa uma ideia de experiência.

O que significa experimentar em laboratório?

A pesquisa experimental se caracteriza por manipular diretamente variáveis relacionadas com o objeto de estudo e tem como finalidade testar hipóteses que dizem respeito à convicção de quem está pesquisando.

Como descrever um laboratório?

Laboratório é uma sala ou espaço físico devidamente equipado com instrumentos próprios para a realização de experimentos e pesquisas científicas diversas, dependendo do ramo da ciência para o qual foi planejado.

Qual a função de um laboratório?

Sua principal função é coletar os materiais biológicos e enviar para a análise. Sua formação também o deixa apto para atuar em hospitais, postos e outras unidades que envolvem a saúde.

Qual é o sinônimo?

De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.

Que seria sinónimo?

2 grave, crítica, preocupante, dramática, difícil, arriscada, significativa, considerável, perigosa, bicuda, complicada, preta, delicada, ponderosa. De grande valor: 3 importante, valorosa, meritória, solene, notável, elogiável, enorme.

Como abreviar a palavra laboratório?

L., l, l.º, lib., liv. ou livr. lab. ou laborat.

Qual é a importância de um laboratório?

O papel do laboratório é, portanto, o de conectar dois mundos, o da teoria e o da prática” (p. 10). O autor nos remete a identificar o laboratório como espaço no qual é possível atribuir significados e potencializar o conhecimento teórico.

Qual é a finalidade de um laboratório?

O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Para que as reações químicas ocorram com sucesso, é preciso que o laboratório ofereça equipamentos e segurança necessários.

Qual é o objetivo de um laboratório?

O laboratório tem por ambição servir como espaço para o desenvolvimento de pesquisas.

O que tem num laboratório?

Equipamentos de laboratório de análises clínicas e suas funções

  • Microscópios. Dentre os equipamentos de laboratório de análises clínicas e suas funções, o mais conhecido pelo público geral é o microscópio. …
  • Colorímetro. …
  • Analisador de bioquímica. …
  • Agitadores. …
  • Estufa. …
  • Autoclave. …
  • Balança. …
  • Banho-maria.

Quais são os tipos de laboratórios que existem?

Saiba quais são os 7 principais tipos de Laboratórios

  1. Laboratórios de Análises Clínicas. …
  2. Laboratórios de Pesquisas. …
  3. Laboratórios Escolares. …
  4. Laboratórios Universitários. …
  5. Laboratórios Industriais. …
  6. Laboratórios Farmacêuticos. …
  7. Laboratórios Alimentícios.

São sinônimos e antônimos?

O que são Sinônimos e antônimos:

Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra. A diferença entre sinônimos e antônimos é o significado das palavras ao serem comparadas: nos sinônimos eles são aproximados e nos antônimos são opostos.

Quais são os sinônimos e antônimos?

Sinônimos são palavras que têm significados muito parecidos entre si, enquanto antônimos são palavras que têm significados opostos entre si. Os sinônimos são palavras com significados iguais ou semelhantes, enquanto os antônimos são palavras com significados opostos.

Que outros sinônimos?

1 próximos, terceiros, desconhecidos, demais, mais, estranhos, anônimos, alheios, incógnitos, ignotos, outrem.

Seria melhor sinônimo?

Superior aos demais:

  • superior, supremo, maioral, primeiro, excelente, soberano, sumo, superno, súpero. …
  • maior, mais espaçoso, máximo. …
  • mais correto, preferível, mais acertado, mais certo, mais adequado, mais razoável, mais aconselhável, mais sensato, mais prudente, mais favorável.

By admin