Qual é o sinônimo da palavra plácidas?

19 sinônimos de plácida para 2 sentidos da palavra plácida: Calma, sem agitação: 1 tranquila, queda, serena, moderada, sossegada, mansa, quieta, equilibrada, bonançosa, branda, pacata, remansada, resfolegada.

O que significa Ipiranga plácidas?

Ipiranga: foi às margens do rio Ipiranga que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822. Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho.
Em cacheSemelhantes

Qual é o significado da palavra idolatrada do hino nacional?

Idolatrada: cultuada, amada acima de tudo. Impávido: corajoso, destemido. Ipiranga: rio em cujas margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Qual é o significado de raios fúlgidos?

adjetivo Que brilha em excesso; que está repleto de brilho; reluzentes: raios fúlgidos.

Qual é o significado da palavra retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Qual é o sinônimo de retumbante?

1 sinônimo da palavra retumbante: Principais sinônimos de retumbante: 1 ressonante.

Por que as margens plácidas ouviram o grito retumbante de um povo heroico?

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. Brado é grito.

Qual é o significado da letra do Hino Nacional?

Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.

Qual é o significado da palavra brado retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Qual é o significado da palavra impávido colosso?

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

O que significa a palavra Verde Louro no hino nacional?

Já 'verde-louro' é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e 'flâmula' também significa bandeira. 'Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.

O que significa a palavra risonho do hino nacional?

A palavra risonho, neste contexto, é relativa a promessas e não a sorrisos. Devido à sua geografia e sua grande extensão, é um território bonito, que mostra resistência natural e é um gigante destemido.

O que significa a palavra flâmula do hino nacional?

Explicação: 'Lábaro' se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já 'verde-louro' é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e 'flâmula' também significa bandeira.

O que significa brado hino?

Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

O que é uma pessoa Mediocrático?

Significado de Mediocrático

adjetivo Que se refere a mediocracia; referente ao predomínio social das classes médias. Etimologia (origem da palavra mediocrático). Mediocrata + ico.

O que quer dizer a palavra fugidos?

1. Deixar um lugar depressa ou ocultamente. 2. Retirar em debandada.

Quem ouviu as margens Placidas?

As margens do famoso rio são personificadas e ouvem o grito histórico de Dom Pedro I e sua turma. Em ordem direta, eliminando os rebuscamentos do poeta, temos que “as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”.

Quem é o sujeito na frase Ouviram do Ipiranga as margens plácidas?

O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga". "E margens ouvem?", perguntarão alguns. Ouvem, sim, caro leitor. Temos aí a figura da "prosopopéia", pela qual se dão atributos de seres animados a seres inanimados.

By admin