O que significa a expressão mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.
Em cache

Quando se usa o MAS?

Más” é a forma feminina no plural do adjetivo mau. Tem como função qualificar um nome, isto é, dar uma característica negativa. No texto, o garoto utiliza o adjetivo “más” para se referir negativamente às mães: “Más são as mães que não deixam os filhos saírem”.

Qual é o sentido de mas é mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

O que usar no lugar de MAS?

Sinônimos de “mas

  • Contudo;
  • Porém;
  • Todavia;
  • Entretanto;
  • Ainda assim;
  • Não obstante.

O que quer dizer a palavra mas também?

Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).

Que objetivo poderia ser usado no lugar da expressão mais que ótima?

c) A expressão "mais que ótima" poderia ser substituída por "excelente" ou "extraordinária".

Tem que usar antes do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Quando não usar vírgula antes do MAS?

O uso da vírgula antes do mas é facultativo quando a conjunção mas assume um valor aditivo, podendo ser usada ou não a vírgula antes de mas: Ele não era só elegante mas também bem simpático. Meu sobrinho não só me enganou mas também roubou meu dinheiro. Não só a mãe mas também o pai ficaram desesperados com a situação.

Qual é o sinônimo de MAS?

1 contudo, porém, todavia, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo.

Quais são os valores do MAS?

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.

Qual é a diferença entre Mas é MAS?

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos. Atenção: Não confunda mas com más! A palavra más, quando grafada com acento agudo, é o feminino de boas e o plural de má.

Qual é a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.

Que ideia a palavra mas expressa na oração?

A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição.

Quais são os 7 adjetivos?

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

É correto falar Mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Como usar o MAS e vírgula?

O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Qual a classe da palavra mas?

Conjunção

Conjunção é a palavra que liga dois termos ou duas orações de mesmo valor gramatical, tais como: mas, portanto, conforme. Exemplos de frases com conjunção: Vou, mas não volto.

Qual é a função de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.

By admin