Qual o princípio de funcionamento da espectroscopia de infravermelho?

A espectroscopia infravermelha (IR) baseia-se no fato de que a maioria das moléculas absorvem luz na região infravermelha do espectro eletromagnético, convertendo-a em vibração molecular. Esta absorção é característica da natureza das ligações químicas presentes em uma amostra.

Como funciona a técnica de espectroscopia?

A espectroscopia atômica usa a radiação eletromagnética ou o espectro de massa de uma amostra para determinar a sua composição de elementos. O comprimento de onda da energia absorvida ou emitida por átomos é característico de cada elemento e pode ser usado para identificação e quantificação de elementos.

Como se caracteriza um espectro no infravermelho?

A espectroscopia no infravermelho se baseia no fato de que as ligações químicas das substâncias possuem frequências de vibração específicas, as quais correspondem a níveis de energia da molécula (chamados nesse caso de níveis vibracionais).

Qual o tipo de energia envolvida na espectroscopia no infravermelho?

A energia fornecida pela radiação no infravermelho é da ordem de 2 a 15 Kcal e tende a afetar os níveis vibracionais de uma ligação química. As vibrações moleculares (figura 8.04) podem ser de dois tipos: deformações axiais e deformações angulares.

Qual o princípio da espectroscopia?

Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier modo de reflexão total atenuada (ATR): o princípio deste tipo de espectroscopia baseia-se no fato de que quando um feixe de radiação passa de um meio mais denso (cristal de ATR) para um meio menos denso (amostra), ocorre reflexão.

Quais são os princípios da espectroscopia?

Princípios da espectroscopia

De maneira geral, a espectroscopia apresenta uma abordagem metodológica de acordo com os métodos usados. Nesse sentido, são analisadas as espécies, a região do espectro eletromagnético e o tipo de interação monitorada da radiação-matéria.

Qual o fundamento da espectroscopia?

Espectroscopia é qualquer processo que utiliza a luz para medir as concentrações químicas. Baseia-se na análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida pelas substâncias. Espectroscopia UV-Visível: baseia-se em medidas de absorção da radiação eletromagnética, nas regiões visível e ultravioleta do espectro.

Qual e o objetivo da espectroscopia?

A Espectroscopia Raman é uma técnica que permite a identificação da estrutura química do material analisado. As informações obtidas são extraídas a partir do espalhamento sofrido pela radiação eletromagnética após a interação da mesma com o material, que pode ser inorgânico ou orgânico.

Qual é a função do infravermelho?

A radiação infravermelha pode ser utilizada para medir remotamente a temperatura de objetos e seres vivos. A radiação pode ser utilizada em saunas para aquecer os seus ocupantes, como também para derreter gelo ou para acelerar o processo de secagem de ruas (asfalto) em construção.

Quais são as principais propriedades do infravermelho?

Embora seja invisível, essa radiação pode ser percebida por suas propriedades de aquecimento, ou seja, tem como principal efeito o aquecer dos objetos. Isto se dá pelo fato de a radiação infravermelha ter frequência da mesma ordem de grandeza da frequência de oscilação das moléculas que constituem os objetos.

O que produz a onda infravermelho?

A radiação infravermelha origina-se de vibrações moleculares que geram mudanças nas cargas elétricas de cada átomo e provocam emissões de radiação. Por isso, ela está relacionada ao calor. A radiação infravermelha pode ser emitida por qualquer objeto quente e pelo Sol.

O que produz o raio infravermelho?

As ondas eletromagnéticas que produzem este aquecimento chamam-se infravermelhas. Qualquer corpo, até no caso de não iluminar, emite tais ondas. Por exemplo, um forno aquecido ou um aquecedor numa casa emitem ondas infravermelhas que aquecem os corpos à sua volta.

Qual e o princípio de funcionamento do espectrofotômetro?

O Espectrofotômetro utiliza a técnica da espectrofotometria para medir o quanto uma substância química absorve de luz, medindo a intensidade dessa luz quando um feixe passa pela solução da amostra. O princípio básico é que cada composto absorve ou transmite luz em um determinado intervalo de comprimento de onda.

O que a espectroscopia nos permite analisar?

A espectroscopia é um método analítico para estudar as interações entre a matéria e a radiação. Isso pode ser obtido usando um espectrômetro, que pode analisar uma partícula pelo comprimento de onda e frequência da luz.

Qual é o objetivo da espectroscopia?

Lembre que objetivo principal da espectroscopia é a identificação da composição da matéria a partir da separação e identificação de cada comprimento de onda e sua intensidade.

Qual o princípio da espectroscopia de chama?

Técnica analítica que se baseia na medida da radiação eletromagnética emitida nas regiões UV e vis do espectro eletromagnético por átomos neutros ou íons excitados.

Quais são os princípios físicos que fazem com que seja possível a espectroscopia?

O Princípio da Espectroscopia de Emissão

Quando moléculas ou elétrons são aquecidos, seja por uma chama aberta ou com o uso de um aquecedor elétrico, eles liberam energia emitindo luz. A luz produzida pelo composto é então absorvida por um espectrômetro, que divide a luz em comprimentos de onda distintos.

O que é espectroscopia e qual sua importância?

O termo espectroscopia é utilizado nas disciplinas de física e química para se referir à técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.

By admin