O que aconteceu com a Lança de Longinus?

Diz-se que, por pouco tempo, ele teve nas mãos o destino de toda a Humanidade. A Lança com a qual perfurou o flanco de Cristo tornou-se um dos grandes tesouros da cristandade, e uma lenda única se criou à cerca desta arma, na qual foi mais tarde colocado um dos pregos na Cruz.
Em cache

Quem foi o soldado que se converteu?

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

São Longuinho era cego?

Pela tradição, quando o soldado acertou Jesus com a lança, o sangue teria espirrado nos olhos de Longuinho, curando-o de uma doença ocular que o deixava quase cego.

O que São Longuinho faz com os pulinhos?

É o que se acredita a respeito de São Longuinho, aquele para o qual a tradição popular dedica o ato de dar três pulinhos e — surpresa! — ele ajuda a se encontrar um objeto perdido. Mas sua identidade, contudo, é bastante controversa.

O que fez o soldado quando viu Jesus morto?

33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Quem foi o soldado romano que viu Jesus ressuscitado?

centurião Clavius

Quando o centurião Clavius encontra Jesus ressuscitado e passa a presenciar os milagres operados por ele, as dúvidas do militar desaparecem gradativamente.

É verdade que São Longuinho não têm perna?

A primeira diz que, enquanto estava no exército romano, Longuinho vivia em festas e, por ser baixinho, sempre encontrava objetos perdidos e devolvia aos donos. Já a segunda explica que São Longuinho tinha um problema na perna e, por conta disso, as pessoas realizam homenagens a ele pulando com uma perna só.

Porque São Longuinho virou santo?

São Longuinho foi canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II, e ele ficou conhecido por ser santo que acha objetos perdidos por conta que, durante o processo de ser reconhecido como santo, toda documentação dessa certificação foi perdida, então, o próprio papa começou a rogar sua ajuda e obteve resposta.

Qual foi o soldado que se converteu?

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Quem retirou o corpo de Cristo?

Após o episódio do Calvário (sexta-feira, em abril do ano 33 D.C.), José de Arimatéia conseguiu a permissão de Pilatos para levar o corpo de Jesus para um sepulcro pertencente a sua família. Era uma gruta, aberta na rocha, onde ninguém havia sido sepultado.

Por que tem que dar 3 pulinhos para São Longuinho?

"Parte da documentação do processo havia sido desviada e o papa teria pedido ajuda ao santo para encontrar tais documentos. Logo, tudo foi reencontrado", afirma Alves. Ele relata também que há outra tradição que aponta que São Longuinho tinha dificuldade de locomoção. "Daí a origem dos três pulinhos.

O que é São Longuinho na macumba?

A história conta que São Longuinho foi um homem que viveu durante o século I e que estaria presente durante a crucificação de Cristo, sendo um dos primeiros a reconhecê-lo como filho de Deus.

Porque damos 3 pulinhos para São Longuinho?

O três também trás toda uma relação: sejam os três condenados que morreram na cruz, seja a própria santíssima trindade. Por isso muita estátua do santo tem apenas uma perna. No Brasil, a única igreja dedicada a São Longuinho é a capela de “Nossa Senhora da Escada”, no município de Guararema.

O que está escrito na placa do túmulo de Jesus?

“Ressuscitou, não está aqui”

“Ofereceu-se aos nossos olhos o sepulcro do Senhor claramente escavado na rocha. Nele vimos representados dois anjos, um deles com uma inscrição que dizia: 'Ele ressuscitou, não está aqui', enquanto o outro, apontando para o túmulo proclamava: 'Eis o lugar onde foi depositado'”.

Onde é guardado o corpo de Cristo?

De acordo com a tradição cristã, o corpo de Jesus foi depositado numa "cama sepulcral" talhada de lado, numa caverna de pedra calcária, após a sua crucificação pelos romanos no ano 30 ou 33.

São Longuinho é de qual religião?

A oficialização de sua santidade foi feita pelo papa Silvestre 2o (950-1003) no ano de 999. "Ele é daqueles santos mártires que viveram nos primórdios do cristianismo e deram testemunho da fé, derramando o próprio sangue em nome de Jesus", argumenta Alves.

Porque o lenço estava dobrado no túmulo de Jesus?

O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição. Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava.

Quem foi a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado?

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus. A outras mulheres agraciadas o Senhor ressuscitado manifestou-Se a seguir, incluindo-se Maria, mãe de Jesus, Joana, e Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João.

By admin