Qual o objetivo da obra Capitães de Areia?

É uma obra que serve de entretenimento, mas, sobretudo, como denúncia e registro social. Eles têm no máximo 16 anos de idade. São mais de 100 garotos perdidos, abandonados e carentes, maltrapilhos, porém extremamente organizados e muito bem liderados.

Qual a mensagem do livro Capitães da Areia?

O descaso social com os meninos de rua é a tônica do romance. Em todos os capítulos, esse abandono é abordado, seja por meio da reflexão dos garotos ou da dos adultos que estão a seu lado, como o padre José Pedro e o capoeirista Querido-de-Deus, seja pelos sutis, mas mordazes, comentários do narrador.

Qual é o foco narrativo do livro Capitães da Areia?

Foco Narrativo

A obra "Capitães da Areia" é narrada na terceira pessoa, sendo o autor, Jorge Amado, o narrador apenas o expectador. Ele se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.

Qual é a crítica social do livro Capitães da Areia?

A marginalização, o abandono infantil e as injustiças sociais compõem a problemática central abordada na obra Capitães de Areia.
Em cache

Qual o objetivo de Jorge Amado ao escrever a obra?

Características da Obra de Jorge Amado

Sua obra apresenta forte preocupação político-social, que denuncia, em um tom seco, lírico e participante, a miséria e a opressão do trabalhador rural e das classes populares, como é o caso de País do Carnaval e Capitães de Areia.

Qual é o significado de Capitão de Areia?

Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada, de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se esconde em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana.

O que quer dizer capitães de areia na Bahia?

Descritos como maltrapilhos, esfomeados e espertos, pois mesmo sem trabalhar mantinham a sobrevivência, os mais de cem meninos conhecidos como capitães da areia que se abrigavam em um trapiche abandonado eram identificados para a sociedade da época como uma verdadeira gangue.

Qual o significado do capitão de areia?

Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada, de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se esconde em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana.

O que acontece no final do livro Capitães de Areia?

Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães da Areia e se torna um líder revolucionário comunista.

Como os Capitães da Areia se relacionam com a sociedade?

“Capitães da Areia” (1937), de Jorge Amado, denuncia a marginalização do menor, vítima da sociedade capitalista, que causa a desestruturação familiar. Em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, denuncia-se a ampla e infinita miséria de uma família de sertanejos.

Por que o grupo se chamava Capitães de Areia?

Por viverem em um trapiche velho e abandonado (uma espécie de armazém à beira do cais), os garotos do bando, liderados por Pedro Bala, são conhecidos pela má fama de "capitães da areia".

By admin