Como é produzido os corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA (veja cetogênese) principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos. A acetona é formada a partir da descarboxilação espontânea do acetoacetato.

Quando o corpo produz corpos cetônicos?

Na falta de glicose, que é a fonte de energia principal do organismo, o corpo passa a produzir corpos cetônicos como fonte de energia, que são resultado da destruição das células de gordura. Esses corpos cetônicos são transportados para o cérebro e músculos, permitindo o bom funcionamento do corpo.

Quem produz corpos cetônicos?

fígado

Os corpos cetônicos (acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona) são produtos derivados da quebra de ácidos graxos e são produzidos na matriz mitocondrial das células do fígado em situações de jejum prolongado, baixa ingestão de carboidratos, exercícios extenuantes e de forma patológica no diabetes que pode levar ao …

Como ocorre a produção de corpos cetônicos a partir da degradação de lipídeos?

Como se formam os corpos cetônicos

O acetil-CoA produzido na oxidação dos ácidos graxos pode entrar no ciclo do ácido de Krebs ou pode ser convertido em corpos cetônicos: acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona, que são solúveis no sangue e podem se excretar pela urina.

Em quais situações ocorre a síntese de corpos cetônicos?

Esta condição é comumente encontrada em situações como diabetes mellitus, jejum prolongado, má nutrição e malabsorção. A cetose está geralmente associada com hipoglicemia.

Qual o principal objetivo da produção de corpos cetônicos?

Corpos cetônicos não apenas servem como fonte de energia para o cérebro, mas também para constituintes cerebrais dependentes de glicose (GABA e Glutamato).

Para que serve a produção de corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são moléculas usadas como fonte de energia preferencial por alguns tecidos como exemplo o tecido muscular e de forma secundária por outros como o tecido nervoso na baixa de glicose por exemplo.

Quais são as condições que levam a um aumento na produção de corpos cetônicos?

A cetose ou cetonemia é uma condição caracterizada por um aumento anormal na concentração de corpos cetônicos nos fluídos corporais (sangue, urina, leite e saliva). Esta condição é comumente encontrada em situações como diabetes mellitus, jejum prolongado, má nutrição e malabsorção.

Qual a principal função da formação dos corpos cetônicos no organismo?

Os corpos cetônicos são moléculas usadas como fonte de energia preferencial por alguns tecidos como exemplo o tecido muscular e de forma secundária por outros como o tecido nervoso na baixa de glicose por exemplo.

Por que ocorre o aumento dos corpos cetônicos e sua consequência?

Com a ausência de carboidratos da alimentação, o organismo utiliza ácidos graxos e isso acelera a produção de corpos cetônicos. O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte.

By admin