O que precisa para pegar passagem gratuita para idoso?

A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício.
Em cache

Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita?

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

Como conseguir passagem gratuita para outro estado?

É preciso ter 65 anos ou mais e renda mensal igual ou inferior a três salários mínimos.

Como fazer o bilhete do idoso de 60 anos?

Como solicitar o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa? Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).

Quem tem direito de viajar de avião de graça?

Qualquer cidadão pode viajar de graça pelo Brasil. Legalmente, a qualquer cidadão é possível viajar gratuitamente de avião, nas aeronaves da FAB. Outra maneira é por meio de empresas de ônibus, trem e embarcações que ofereçam viagens interestaduais (entre estados).

Tem desconto para idoso em passagem de avião?

Em regime de prioridade, o projeto tramita apensado ao PL nº 1.193/95, do ex-Deputado Jorge Anders, que concede desconto de 50% em passagens para idosos com mais de 60 anos, aposentados, pensionistas e ex-combatentes.

Como fazer cartão de transporte gratuito?

O beneficiado deve fazer pré-cadastro no site da JTP, em seguida comparecer a um ponto de cadastro com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço atualizado) e Folha Resumo do Cadastro Único.

Qual a idade para conseguir o passe livre do idoso?

IDOSOS COM IDADE ENTRE 60 A 64 ANOS

A gratuidade poderá ser utilizada nos ônibus da SPTrans e trens do Metrô, CPTM e Via Mobilidade.

Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso pela internet?

Onde solicitar a meia passagem? Tal como a gratuita, a passagem com desconto só pode ser solicitada nos guichês físicos das empresas de transporte. Não se permite a compra online.

Como fazer cartão de ônibus do idoso?

O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo site de atendimento digital sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

O que precisa para pegar passagem de graça?

Também de acordo com a ANTT, pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade no serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Neste caso, não há limites para concessão do passe livre.

Como funciona passagem aérea para idoso?

Passagem gratuita de avião para deficientes e idosos – baixa renda até 2 salários mínimos. Tanto os deficientes, como os idosos, já têm o direito do Passe Livre para viagens Interestaduais: ônibus, trem e barco. Então, tanto os deficientes como os idosos, têm o mesmo direito de viajarem de avião gratuito também.

Quem tem direito a passagem de avião gratuita?

O Projeto de Lei 707/23 obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas antes do voo, para as pessoas com deficiência, os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e acompanhantes.

Como conseguir passagem mais barata para idoso?

Assim como ocorre para ter direito à gratuidade nos transportes públicos, bastará ao idoso apresentar documento pessoal que comprove a idade para ter direito ao benefício previsto. As passagens com desconto poderão ser compradas na própria empresa aérea ou em agências de viagem.

Qual a idade que não precisa pagar passagem de ônibus?

Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a lei que garante transporte público gratuito a todas as pessoas com idade a partir de 60 anos foi sancionada nesta sexta-feira (16) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). O benefício deve passar a valer a partir de 1º de janeiro de 2023.

Como conseguir desconto em passagens de ônibus interestaduais para idoso?

“A apresentação da carteira não é obrigatória para a compra da passagem. Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita.

Quais são os benefícios da carteira do idoso?

A Carteira do Idoso serve para conseguir gratuidade ou desconto nas passagens interestaduais. O documento pode ser utilizado em todo território nacional e deve ser aceito por todas as empresas de transportes. É muito usual entre os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como fazer a Carteira do Idoso para viagem?

Para solicitar a Carteira do Idoso, o interessado deve primeiro fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. O CRAS fará então a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso.

By admin