Quais são os tipos de orações subordinadas?
Orações subordinadas substantivas
Oração subordinada substantiva… | Exerce função de… |
---|---|
objetiva direta | objeto direto |
objetiva indireta | objeto indireto |
completiva nominal | complemento nominal |
predicativa | predicativo do sujeito |
Em cacheSemelhantes
O que é oração subordinada e exemplos?
Oração subordinada substantiva predicativa: desempenha função de predicativo do sujeito da oração principal, a qual apresenta o verbo de ligação ser. Exemplos: – Meu desejo é que você se case comigo. – Minha impressão era que ele seria campeão.
Em cache
Como essas orações subordinadas podem ser identificadas mais facilmente?
Resposta: Elas faram o papel de sujeito, no caso das subjetivas, para outra oração por ex,: É provável que ela venha jantar. Assim serão todas elas, preste atenção que na maior parte dos casos aparecerá a conjunção que.
Como aprender sobre orações subordinadas?
5 dicas para estudar as orações subordinadas
- 1 Faça resumos.
- 2 Faça mapas mentais.
- 3 Resolva muitos exercícios.
- 4 Faça conexões.
- 5 Utilize material impresso.
Como saber se é oração subordinada substantiva ou adjetiva?
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. São classificadas em: explicativa e restritiva. Oração subordinada adjetiva explicativa – Explica o termo antecedente. Exemplo: A África, que é o terceiro maior continente, tem um alto índice de pobreza.
Como saber se é uma oração subordinada substantiva subjetiva?
As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: Video Player is loading.
Como identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta?
É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.
Como classificar uma oração subordinada adverbial?
Tipos de orações subordinadas adverbiais
- Causais: indicam a causa de algum acontecimento expresso na oração principal. …
- Comparativas: exprimem ideias de equivalência, grau ou tamanho. …
- Condicionais: indicam condições relacionadas à oração principal. …
- Concessivas: exprimem a ideia de concessão.
Como identificar as orações subordinadas adverbiais?
As orações subordinadas adverbiais têm valor de advérbio no enunciado, tendo função de adjuntos adverbiais. Portanto, expressam ideia de causa, tempo, modo, condição etc. São classificadas de acordo com a conjunção que as introduz, gerando uma relação de sentido com a oração principal que acompanham.
Como identificar oração subordinada substantiva subjetiva exemplos?
As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem o valor de sujeito da oração principal. Exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião. Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião.
Como saber se a oração é subordinada substantiva objetiva direta?
Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.
Como identificar uma oração subordinada substantiva direta?
4. Oração subordinada substantiva objetiva direta. As orações subordinadas substantivas objetivas diretas possuem o valor de objeto direto do verbo da oração principal. Exemplo: Desejo que vocês sejam felizes.
Como identificar se a oração é subordinada substantiva subjetiva?
Oração subordinada substantiva subjetiva
É quando a oração exerce função de sujeito. Para encontrar o sujeito em qualquer frase, você deve fazer a pergunta “que é que…?”. Veja um exemplo: Não era permitido que as mulheres jogassem futebol.
Como saber se a oração subordinada subjetiva?
As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.
Como classificar uma oração subordinada subjetiva?
Oração subordinada substantiva subjetiva – Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração subordinada substantiva predicativa – Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.
Como identificar uma oração subordinada adverbial causal?
a) Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. Exemplo: Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.
Como identificar uma oração subordinada Predicativa?
Oração subordinada substantiva predicativa
É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.
Quais são as orações subordinadas Adversativas?
São aquelas que estabelecem sentido de concessão em oposição à oração principal, sendo algo que se admite. “Embora tenhamos crescido juntas, não pudemos ficar próximas depois de adultas.” “Vou com você, apesar de eu não querer ir à festa.”