Como funciona o sistema de condomínio?
O sistema de condomínio é um sistema que é usado pelos síndicos de condomínio ou administradores para manter os registros dos proprietários e inquilinos do condomínio, assim como as tarefas administrativas, ou não, realizadas dentro de um residencial. O uso de sistema para condomínio tem muitas vantagens.
O que está incluso no valor do condomínio?
As despesas ordinárias incluem os gastos necessários para a gestão do condomínio. Isto é, salários e encargos trabalhistas; limpeza; contas de água, luz e afins das áreas comuns; IPTU; manutenção dos equipamentos, como elevadores e portões; etc.
Como funciona a propriedade em condomínio?
Condomínio é a propriedade comum (de qualquer gênero), sobre a qual cada titular tem uma cota/fração do todo, que lhe é atribuída. Dá-se o condomínio quando uma mesma coisa ou bem pertence simultaneamente a mais de uma pessoa, cabendo a cada qual delas igual direito idealmente sobre o todo.
Como é o pagamento de um condomínio?
A taxa de condomínio deve ser paga mensalmente
Ela é obrigatória e conforme determina o Art. 1348 do Código Civil, deve ser realizada ao menos uma vez por ano. O condômino que não pagar ou fizer o pagamento da taxa em atraso deverá arcar com multas e juros determinados pelo novo Código Civil.
Qual o valor da taxa de condomínio?
Custo é maior em empreendimentos com poucas unidades
O valor médio do condomínio em prédios com até 30 apartamentos é de 1.254 reais. Já nos empreendimentos que têm entre 31 e 60 unidades, a cota cai para 625 reais. O valor diminui para 470 reais nos condomínios que têm entre 61 e 100 apartamentos.
O que o inquilino tem que pagar o condomínio?
Estão entre elas:
- Despesas de consumo como água e luz das áreas comuns;
- Gastos com a limpeza e a conservação das áreas comuns;
- Salários e encargos trabalhistas, sociais e previdenciários dos funcionários do condomínio;
Porque tem que pagar condomínio todo mês?
A taxa de condomínio se trata de uma cobrança mensal, feita pela administração aos moradores ou usuários de um edifício, com o intuito de sustentar as despesas condominiais. Seja residencial ou comercial, a taxa condominial é importante para a gestão saudável do prédio e de suas instalações.
Como é dividido o valor do condomínio?
Para calcular o valor do condomínio referente a cada unidade (seja de casa, seja de apartamento), há três componentes principais: despesas ordinárias; fundo de reserva; despesas extraordinárias.
De quem é a responsabilidade do condomínio?
Uma figura central que deve agir como ponte entre os interesses dos moradores e as responsabilidades do condomínio é o síndico. Ele é a figura eleita democraticamente para cuidar de toda a infraestrutura, garantindo que tudo funcione adequadamente, acima de qualquer coisa.
Quais os direitos dos condôminos?
São direitos do condômino: i) usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; ii) usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; iii) votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite.
Quem paga condomínio paga água e luz?
“Os sócios desta empresa são os condôminos, e ela, como todas, possui gastos com manutenção, jardineiro, água, luz, segurança, etc., que precisam ser pagos por todos os sócios”, fala.
Quem mora em condomínio paga o quê?
Compõem os gastos do condomínio serviços como a manutenção de elevadores, piscinas, jardins, a pintura de áreas comuns, diversos tipos de instalações, além da compra de produtos de limpeza, por exemplo.
Quem recebe o valor do condomínio?
Quem paga pela taxa de condomínio. Todos os proprietários do residencial pagam por ele. O valor de todos os custos gerados pelo condomínio é dividido pelo número de unidades (casas ou apartamentos), gerando assim, o valor mensal da taxa.
Como é feito o cálculo do valor do condomínio?
Quantidade de moradores: Para fazer o cálculo e dar o valor da taxa condominial a você, o condomínio faz a soma de todas as despesas e divide pelo número de moradores que há no local, visto que eles desfrutam de todos os serviços.
Quem paga condomínio tem direito a quê?
1.1 Direitos
São direitos do condômino: i) usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; ii) usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; iii) votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite.
Quantas vezes se paga o condomínio?
Na grande maioria dos casos, a taxa condominial é cobrada mensalmente, facilitando a vida dos condôminos e também do síndico. Tudo isso tem que estar claro na convenção de condomínio.
Quando o vazamento é culpa do condomínio?
Se o vazamento entre apartamentos surgiu devido a alguma reforma feita pelo inquilino, é ele quem deverá arcar com os custos. Se não, é o proprietário quem deve pagar. Todo e qualquer vazamento nas áreas comuns do empreendimento é de responsabilidade única do condomínio.
Quem fiscaliza o condomínio?
Normalmente os condomínios possuem um Conselho Fiscal, que é formado por moradores responsáveis por acompanhar e avaliar as atividades do síndico e as contas do condomínio. A manutenção de um Conselho Fiscal não é obrigatória por lei, mas pode existir caso os moradores julguem importante.