Qual o melhor sistema para condomínio?

Lista das melhores empresas de Sistemas para Gestão de Condominios :

  • Onesys Tecnologia.
  • SEG LIFE FACILITIES E SERVICOS LTDA.
  • Condofy.
  • HostRS – Brasil.
  • Trdocs – Guarda de Documentos e Digitalização.
  • . novadata.
  • infogo.
  • REDEmpresa.

Como funciona um condomínio residencial?

Na prática, um condomínio de apartamento ou casas é um espaço dividido por vários proprietários que compartilham áreas em comum. Os condomínios, que podem reunir apartamentos, casas ou salas comerciais, abrigam tanto unidades privativas residenciais quanto comerciais.

O que tem que ter em um condomínio?

Um condomínio geralmente conta com unidades privadas, áreas de uso comum, convenção, regimento interno e síndico. Além disso, também deve ser regido de acordo com as normas do Código Civil.

Quais são os três tipos de condomínio?

Saiba a diferença entre condomínio residencial, comercial e misto:

  • Condomínio residencial: utilizado somente para moradia.
  • Condomínio comercial: utilizado para atividades de comércio ou indústria.
  • Condomínio misto: junção dos dois tipos anteriores, e incorpora imóveis de moradia e residenciais na mesma área.

Qual o FAP para condomínios?

FAP – Fator Acidentário de Prevenção

CNAE 2.0 Descrição Alíquota
6422-1/00 Bancos múltiplos, com carteira comercial 3
8112-5/00 Condomínios prediais 2

22 de mai. de 2015

Quem mora em condomínio paga água e luz?

A taxa se baseia na soma de todas as despesas fixas e variáveis do edifício ou conjunto de casas. Quem pretende morar em um apartamento deve considerar um gasto fixo a mais, além de internet, gás, luz e água. É a taxa de condomínio, obrigatória, e paga mensalmente pelos moradores.

Qual o valor da taxa de condomínio?

Custo é maior em empreendimentos com poucas unidades

O valor médio do condomínio em prédios com até 30 apartamentos é de 1.254 reais. Já nos empreendimentos que têm entre 31 e 60 unidades, a cota cai para 625 reais. O valor diminui para 470 reais nos condomínios que têm entre 61 e 100 apartamentos.

O que o condomínio não pode proibir?

O síndico não pode proibir visitas de parentes, amigos, diaristas ou outros. Além disso, não pode impedir mudanças, e nem a entrada e saída de moradores. Caso isso aconteça, o Código Civil afirma que pode haver danos morais e materiais ao morador que se sentir lesado.

O que o condomínio não pode fazer?

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

  • Síndico não pode tomar partido em conflitos entre moradores. …
  • Não pode conceder descontos para condôminos inadimplentes. …
  • Não pode desrespeitar a convenção de condomínio. …
  • Não pode deixar de prestar contas aos condôminos.

Como é feita a divisão do condomínio?

A divisão da taxa de condomínio é feita conforme as regras fixadas na convenção. Há algumas formas de fazer esse cálculo. Pela fração ideal, o valor é calculado segundo o tamanho da propriedade. Ou seja, imóveis maiores pagam uma taxa mais alta que imóveis menores.

Qual a diferença entre residencial e condomínio?

Residencial designa a finalidade de uso do condomínio.

Um condomínio será residencial se for constituído apenas de residências (casas ou apartamentos utilizados para moradia). Um condomínio formado para fins comerciais (salas comerciais e lojas, por exemplo), será designado como condomínio comercial.

Qual custo total INSS sobre folha condomínio?

Equivale a 1% da folha de salários. Deve ser recolhido até o dia 25 do mês subsequente do fato gerador, via DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal). A obrigação com o INSS soma 20% do que o funcionário recebe.

Como é calculado o INSS de um condomínio?

No tocante à contribuição para a Previdência Social (INSS), o condomínio deve reter 11% do valor pago (contribuição do autônomo) e recolher 20% desse valor a título de contribuição patronal. Ambos são recolhidos na Guia GPS, que é a mesma da folha de pagamento dos funcionários.

O que o condomínio não pode cobrar?

A 5ª Câmara Cível entendeu que “condomínio de fato” não pode cobrar taxa de condomínio, mensalidade, anualidade ou qualquer outra contribuição compulsória de moradores.

Quem é isento de pagar condomínio?

Não há lei que define quem tem direito a não pagar o condomínio, mas é comum que o síndico, quando é morador, tenha a isenção da cota condominial, como incentivo e uma contrapartida pelo tempo dedicado à gestão. Em alguns casos, a isenção se estende a subsíndicos e até conselheiros.

Como não pagar taxa de condomínio?

Uma delas é que pra não precisar pagar condomínio todo mês, basta você não morar em um deles. E a segunda é que há algumas exceções nesta regra. Uma delas é a isenção para quem ocupa um cargo – o de síndico, por exemplo.

O que vem incluso na taxa de condomínio?

Contas luz e água, produtos de limpeza, IPTU, além dos gastos com funcionários, como salário, horas extras, recolhimento de impostos, rescisão, e os gastos aplicados à manutenção do condomínio com elevadores, pintura e jardinagem, por exemplo.

Quem não pode ser síndico de condomínio?

Existem algumas pessoas que não podem assumir o papel de síndico. É proibido apenas que magistrados assumam o cargo. Essas categorias não podem exercer a função de nenhuma forma, nem como síndicos profissionais ou síndicos moradores. Inadimplentes também não podem atuar como síndicos.

By admin