Como funciona o registro de ponto digital?

Diferentemente dos sistemas tradicionais, a solução de ponto digital oferece funcionalidades como identificação biométrica e reconhecimento facial, que simplificam o processo de registro. Com apenas alguns cliques e em questão de segundos, os colaboradores podem registrar seu ponto de forma rápida e eficiente.
Em cache

Como funciona o ponto eletrônico online?

Com o ponto eletrônico online, é possível gerenciar as horas trabalhadas, faltas, banco de horas em um único sistema. Para isso, basta que a empresa implemente o programa na rotina da empresa, inclua os colaboradores na plataforma. Cada pessoa também deve baixar o aplicativo em seu celular para começar a utilizar.

Como funciona um cartão de ponto?

O cartão de ponto, também conhecido como relógio de ponto, é uma ferramenta utilizada pelas empresas para fazer o controle da jornada de trabalho de seus colaboradores. Ele tem o papel de registrar os horários de entrada, pausa e saída de cada funcionário.
Em cache

Como funciona o relógio de ponto biométrico?

Relógio de ponto biométrico

De forma resumida, o REP utiliza a biometria para registrar as horas trabalhadas dos funcionários. Assim, ninguém precisa anotar nada e nem digitar dados de identificação no sistema em uso.

Qual é a vantagem da marcação eletrônica de ponto?

A maior vantagem da marcação eletrônica de ponto é a sua segurança e veracidade. Como ela é feita de forma eletrônica, os dados ficam guardados em uma memória que não pode ser alterada.

Quanto custa registro de ponto?

Os mais básicos vão de R$300 a R$800.

Como fazer controle de ponto digital?

Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito:

  1. identificar as causas de atrasos e faltas e verificar qual o impacto deles na produtividade;
  2. identificar o volume de horas extras e analisar se elas realmente são necessárias;
  3. antecipar possíveis problemas com a lei motivados por falhas no controle de ponto.

Quem é responsável pelo cartão de ponto?

A responsabilidade do registro de ponto é tanto do empregado quanto do empregador. E ela é de extrema importância, já que está relacionada ao cumprimento das obrigações legais e à garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários.

Precisa assinar o cartão de ponto?

O artigo 74 da CLT e seus parágrafos não fazem previsão de que o cartão de ponto, para ter validade, tem de ser assinado pelo empregado. O importante é que esteja anotado o cartão para ter validade, como ocorre no caso dos autos. A lei não exige de ponto esteja assinado para ter validade.

O que significa os dois pontos no relógio digital?

Para lembrar: em um relógio de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas e o ponteiro grande marca os minutos. Em um relógio digital, os números que vêm antes dos dois-pontos (:) indicam as horas, e os números que vêm depois indicam os minutos.

Qual melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Top 10 Melhores Relógios de Ponto

Produtos Detalhes
Selo do INMETRO
1 CONTROL ID Relógio de Ponto REP iDClass Bio Sim
2 HENRY Relógio de Ponto Cartográfico Vega Isento
3 TOPDATA Relógio de Ponto Cartográfico Pontto 5 Isento

Quais as vantagens e desvantagens do ponto digital?

O controle da jornada também ganha segurança, pois os arquivos ficam armazenados digitalmente, evitando perdas e danos. Uma desvantagem do ponto eletrônico é que, na hora de implementá-lo, é necessário investir em equipamento homologado e pode ser preciso treinar os colaboradores.

Como funciona o ponto eletrônico no celular?

Como o nome diz, o registro é feito por meio do celular do colaborador, desde que seja um smartphone – ou de um tablet. Para isso, ele usa um sistema com banco de dados e uma interface que armazena os dados em nuvem. Dessa forma, ele elimina o uso de um equipamento físico para a marcação (relógio de ponto).

Quem não precisa registrar o ponto?

De acordo com o artigo 62 da CLT, apenas em três casos o funcionário não precisa marcar seu ponto. Colaborador que faz atividade externa; Cargos de confiança como gerentes, diretores e chefes; Trabalhador em regime de teletrabalho.

Precisa assinar folha de ponto?

10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001”. Com base nisso, entendendo que a folha de ponto é um documento gerado a partir do programa de tratamento de ponto, sua assinatura também deve acontecer. Um processo que, inclusive, é importante para a empresa e seus colaboradores.

O que acontece se eu não assinar a folha de ponto?

Comprovação da Folha de Ponto

Para possíveis necessidades de comprovação. O funcionário não pode se negar a assinar esse documento, ele pode até receber uma advertência, e se o caso persistir pode levar ao distrato do contrato de trabalho, ou demissão.

Como justificar o ponto eletrônico?

Acesse a aba Ponto > Movimento. Na tela que será aberta você fará os filtros de acordo com a sua necessidade. Caso deseje visualizar as ocorrências dos funcionários de toda a empresa, basta selecionar apenas a empresa sem selecionar os funcionários.

O que não pode fazer na folha de ponto?

O uso da folha de ponto também não permite uma automação do cálculo de ponto, já que para realizar o fechamento essas marcações devem ser passadas manualmente para planilhas ou outros sistemas.

By admin