Como é o funcionamento da lâmpada de Moser?

A Lâmpada de Moser é uma tecnologia praticamente gratuita, sendo, apenas, uma garrafa transparente, cheia de água, que deixa a luz do dia passar pelo telhado e a espalha pelo ambiente. Diferente de uma clara boia, a garrafa PET consegue dispersar a luz de maneira a fazer a mesma função que uma lâmpada comum.
Em cache

Que fenômeno óptico que explica o funcionamento da luz em garrafa?

O fenômeno óptico tratado é o da refração. A luz solar incide sobre a água com cloro e refrata ao mudar do meio de incidência, do ar para o meio da água com cloro.

Como fazer energia com garrafa PET?

Basicamente a solução consistia em uma garrafa PET de dois litros, cheio de água e um pouco de alvejante. Metade da garrafa ficava para o lado de fora do telhado e a outra dentro do cômodo. Durante o dia a garrafa refletia a luz que incidia nela no cômodo escuro, equivalente a uma lâmpada de 60W.
Em cache

Qual a função do cloro na lâmpada de Moser?

A água sanitária vai evitar a formação de algas e impedir que a água fique turva e esverdeada. O potinho de filme preto ou outra proteção deve ser colocado na tampa da garrafa, para evitar que ela seque e rache com o calor do Sol.
Em cache

Qual é a fonte de energia usada pela lâmpada de garrafa PET?

Funciona da seguinte forma: cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts.

Qual a fonte de energia utilizada para o funcionamento da lâmpada de Moser?

Figura 12.1 – Funcionamento da lâmpada de Moser

Após a ilustração, apresenta-se o perceptível funcionamento exclusivo da energia solar, fonte renovável que tem tido merecido destaque em cenário internacional, conforme aponta o item 2.3.

Como ocorre a refração da luz?

A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.

O que acontece na reflexão da luz?

A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.

Como gerar energia com material reciclável?

Também conhecida como recuperação energética dos resíduos, a solução de geração de energia a partir do lixo pode ser empregada por meio de processos termoquímicos, como a combustão, a gaseificação ou a pirólise. Outra opção são os processos biológicos, pela biodigestão anaeróbia da fração orgânica dos resíduos.

Que tipo de energia é usado na fabricação da garrafa PET?

Na produção de garrafas PET, é utilizada principalmente a energia elétrica, que alimenta as máquinas e equipamentos envolvidos no processo. Além disso, algumas etapas do processo requerem ar comprimido, que pode ser gerado a partir de fontes de energia como compressores elétricos ou movidos a diesel.

Qual a desvantagem da lâmpada de Moser?

A luz que entra pela parte de cima da garrafa e da telha sofre refração e se espalha por todos os sentidos na água. Testes realizados com aparelhos indicaram que a lâmpada de Moser apresenta uma luminosidade equivalente a lâmpadas incandescentes de 40 a 60 watts, dependendo de quão forte está a luz do Sol no dia.

Qual a fonte de energia que a lâmpada utiliza?

A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa.

Qual fonte de energia a lâmpada usa?

Exemplos: uma lâmpada e uma TV emitem luz com o uso de energia elétrica; uma vela produz luz pela queima de alguma coisa (energia química). Para evidenciar a necessidade de uma fonte de energia, demonstre o que ocorre com um circuito elétrico formado por lâmpada, soquete, fios e pilha quando a fonte é retirada.

Qual é a fonte de energia usada pela garrafa PET?

Funciona da seguinte forma: cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts.

O que permite a passagem da luz?

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

Qual é o objetivo do experimento refração da luz?

A refração é o fenômeno no qual a luz muda sua direção de propagação ao mudar de um meio para outro, como por exemplo, água e ar, ar e vidro etc.

Como a luz reflete nos objetos?

Os raios de luz incidem paralelos uns aos outros sobre uma superfície irregular e são refletidos em várias direções. É isso que possibilita a visualização de objetos sobre ângulos variados, pois, como os raios de luz espalham-se, eles chegam aos nossos olhos, independentemente da nossa posição.

O que é necessário para que ocorra a reflexão total da luz?

A reflexão total ocorre quando a luz incide com um ângulo superior ao ângulo determinado como limite. A incidência deve ocorrer entre a superfície de separação de um meio com maior índice de refração para outro de menor índice.

By admin