O que é um coletivo partitivo?

Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).
Em cache

O que é expressão Partitiva exemplos?

– Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.

Quais são as 7 regras da concordância verbal?

Regras de concordância verbal

  1. Concordância com sujeito coletivo. …
  2. Concordância com coletivos partitivos. …
  3. Concordância com as expressões "mais de", "menos de", "cerca de" …
  4. Concordância com nomes próprios. …
  5. Concordância com pronome relativo "que" …
  6. Concordância com pronome relativo "quem" …
  7. Concordância com expressão "um dos que"

Em cache

Como funciona a concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O que é relacionamento partitivo?

Assim como os relacionamentos do tipo todo-parte, os verbos partitivos são, em geral, estáticos, a não ser quando a relação é controlada por uma entidade, caso em que o verbo não será relacional, mas ativo (por exemplo: Três pessoas compõem esta família: voz ativa).

O que significa a palavra Partitiva?

adjectivo e nome masculino

[ Gramática ] Diz-se de ou palavra ou caso gramatical que designa uma parte indeterminada de um todo (ex.: há artigos partitivos em francês e em italiano; o partitivo também se usa em finlandês).

O que é Partitiva na língua portuguesa?

adjectivo. 1. Que reparte ou serve para repartir.

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Como identificar um erro de concordância?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Como não errar na concordância verbal?

Na concordância verbal, o verbo precisa adaptar-se à conjugação do verbo em número (singular ou plural) e também adaptar-se à pessoa do sujeito que pode estar na primeira, segunda ou terceira pessoa.

Quais são os tipos de concordância?

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas.

O que é um artigo partitivo?

O artigo partitivo ou partitivo é usado para coisas que não podem ser contadas (como leite, carne, queijo) e também para termos abstratos como (novidades, poder, habilidade, amor). Ele é considerado uma parte indefinida retirada de um todo.

O que é expressão Partitiva como sujeito de oração?

# Expressões partitivas – A formação se dá pelo sujeito constituído por uma expressão que denota “parte de algo” (a metade de, a maior parte de, grande parte de, a maioria de), seguida de um substantivo ou pronome no plural: O verbo poderá ser grafado tanto no singular quanto no plural.

O que é pronome partitivo?

A partícula partitiva indica uma parte de uma quantidade ou nenhuma quantidade. Ele substitui nomalmente: 'de alguma coisa'.

O que é artigos partitivos?

O artigo partitivo ou partitivo é usado para coisas que não podem ser contadas (como leite, carne, queijo) e também para termos abstratos como (novidades, poder, habilidade, amor). Ele é considerado uma parte indefinida retirada de um todo.

Faz duas horas ou fazem duas horas?

Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza. Temperatura: Faz quarenta graus agora em Sampa.

Quais são os erros de concordância?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

O que é sujeito com expressão Partitiva?

Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

By admin