Por que os portugueses exploravam o pau-brasil?

A madeira do pau-brasil era boa para a fabricação de artigos como móveis. Entretanto, a maior utilidade econômica dessa árvore dava-se porque a resina presente na sua madeira possibilitava a fabricação de um corante usado para tingir tecidos.
Em cache

Quem fazia o trabalho de exploração do pau-brasil?

A exploração do pau-brasil era uma atividade realizada pelos indígenas, que tinham seu trabalho explorado em troca de objetos úteis para eles, como machados, facas, canivetes, entre outros.
Em cache

Qual foi o período de exploração do pau-brasil?

O Ciclo do Pau-Brasil aconteceu no decorrer da fase pré-colonial do Brasil, entre os anos de 1500 e 1530, na mesma época em que houve o Descobrimento do Brasil. A madeira de Pau-Brasil foi a primeira matéria prima a ser explorada pelos portugueses durante o período da colonização do país.
Em cache

Como o Brasil começou a ser explorado?

No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”.

Como o rei de Portugal organizou a exploração do pau-brasil?

Para organizá-la, a Coroa firmou, em 1502, contrato com um grupo de comerciantes, à frente Fernão de Noronha. A terra foi arrendada por um período de três anos para exploração do paubrasil. Os arrendatários, em troca, comprometiam-se a construir feitorias e pagar, à Coroa, parte do lucro obtido.

Porque o pau-brasil foi a primeira riqueza do Brasil?

Antes da efetiva colonização do Brasil, que começou, de fato, na década de 1530 com a montagem do sistema mercantilista, o produto que trouxe maior rentabilidade aos aventureiros, navegantes e primeiros colonos que aqui se instalaram foi o paubrasil.

Como era a mão de obra na exploração do pau-brasil?

A mão-de-obra utilizada nessa atividade era majoritariamente indígena e as árvores eram enviadas do litoral da colônia até Portugal para que lá a tinta fosse extraída e a madeira se transformasse em móveis. Eram os indígenas que derrubavam as árvores, as cortavam e as transportavam até os navios.

Como era a exploração do trabalho indígena?

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Qual a principal consequência da exploração do pau-brasil?

Consequências da exploração

A intensa exploração do pau-brasil quase levou a árvore à extinção e, ainda hoje, ela é considerada uma espécie ameaçada. A exploração do pau-brasil foi o meio pelo qual os portugueses instalaram-se no Brasil.

Qual foi a primeira forma de exploração no Brasil?

Ao desembarcar no Brasil, os europeus se depararam com a Mata Atlântica e nela desenvolveram a primeira atividade econômica no território: a exploração do PAU-BRASIL. O PAU-BRASIL é uma árvore de madeira nobre.

Por que o pau-brasil é hoje uma espécie em extinção?

Devido a séculos de exploração predatória, levamos o pau-brasil próximo à extinção, assim como destruímos a maior parte das florestas de Mata Atlântica nesse processo.

Como a atividade de extração do pau-brasil era organizada na época?

Os índios encarregavam-se de derrubar as madeiras, cortá-las em toras, transportá-las para as feitorias e acomodá-las; em troca, recebiam objetos como miçangas, tecidos, vestimentas diversas, canivetes, facas e outros utensílios desse gênero.

Como foi o fim do ciclo do Pau-brasil?

O fim do ciclo

Durante a exploração do paubrasil, os portugueses escravizaram os índios, forçando-os a extraírem a madeira. A escravidão dos índios foi proibida em 1570, mas foi mantida até o século XVIII, sendo gradativamente substituída pelos escravos africanos.

Qual foi o resultado da exploração do pau-brasil pelos portugueses?

A intensa exploração do paubrasil quase levou a árvore à extinção e, ainda hoje, ela é considerada uma espécie ameaçada. A exploração do paubrasil foi o meio pelo qual os portugueses instalaram-se no Brasil.

Qual foi a primeira atividade de exploração econômica no Brasil?

Ao desembarcar no Brasil, os europeus se depararam com a Mata Atlântica e nela desenvolveram a primeira atividade econômica no território: a exploração do PAU-BRASIL. O PAU-BRASIL é uma árvore de madeira nobre.

Quais eram as formas de exploração da mão de obra indígena?

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Como era a exploração do trabalhador?

Alguns elementos que caracterizam o trabalho escravo contemporâneo são o trabalho forçado, a jornada exaustiva, servidão por dívida, coação, restrição de liberdade e exposição a condições degradantes no ambiente de trabalho.

Qual a lei que protege o pau-brasil?

L6607. LEI Nº 6.607, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1978. Declara o Pau-Brasil árvore nacional, institui o Dia do Pau-Brasil, e dá outras providência .

By admin