REFLEXÕES OPORTUNAS

O Apóstolo do Triângulo Mineiro por Fabio Dionisi

Eurípedes Barsanulfo nasceu em Minas Gerais, na pequena cidade de Sacramento, situada a 80 km de Uberaba; curiosamente, na data do 1/05/1880; dia do mês de maio que mais tarde simbolizaria o Dia do Trabalho, ele que foi incansável trabalhador aqui na Terra. Veio a desencarnar, cedo, aos 38 anos de idade, no Dia de Todos os Santos, 1/11/1918, ele que, nas palavras do nosso benfeitor espiritual Dr. Stefani Oswald, foi e é um Espírito Crístico…

Tornar-se-ia um dos baluartes do Espiritismo em terras brasileiras, o Apóstolo do Triângulo Mineiro, como é conhecido.

Estudante esforçado, jovem dócil, educado e de caráter reto, conquistou sempre a simpatia e o respeito tanto de seus mestres quanto de seus colegas.

Em casa, era um modelo de filho; cresceu, viveu ao lado dos pais, não só fisicamente, mas como todo filho deveria ser. Tão logo pôde, trabalhou no escritório comercial do seu pai, como guarda-livros.

Outro aspecto curioso foi o seu interesse pelo teatro; tanto que costumava ler peças teatrais de autores clássicos famosos. Ainda jovem, fundou um grupo teatral em Sacramento, o Grêmio Dramático Sacramentano, chegando a apresentar peças de Shakespeare e Tasso!

Alma caridosa, desde cedo dedicava suas manhãs ao consolo dos mais desafortunados; Visitando-os nos arredores da pequena Sacramento. À tarde, era a vez de ajudar seu pai e dedicar-se aos seus estudos.

Ainda muito jovem, desenvolveu o gosto pela homeopatia, a qual estudou com afinco. Chegou a abrir uma pequena farmácia homeopática, com a ajuda de seu pai, isso com menos de dezoito anos de idade!

Visando atender preferencialmente, as famílias pobres, sem nada cobrar. Aliás, a gratuidade das manipulações foi uma constante em sua vida. Para tanto, contou com a preciosa ajuda do espírito Bezerra de Menezes, na elaboração das fórmulas.

Em 1901, aos 21 anos de idade, Barsanulfo também faz sua estreia como jornalista, na Gazeta de Sacramento, por ele redigido durante dois anos. Periódico que, com o auxílio de colegas, fundou em Sacramento.

✉ Fique Atualizado!



Rádio On-line Vivência Espírita

Aos 22 anos de idade, em 31/01/1902, junto com alguns de seus antigos professores, fundou o Liceu Sacramento, instituto de ensino primário e secundário, onde exerceu a cátedra, por cinco anos seguidos.

Entre 1902 e 1908 foi vereador de Sacramento. Pode-se aquilatar sua contribuição pelas suas realizações: força, luz, bondes elétricos, água encanada, cemitério público.

Numa época em que exercia quatro funções simultaneamente: jornalista, vereador, professor no Liceu Sacramento e secretário da Irmandade de São Vicente de Paulo.

Converte-se, definitivamente, ao Espiritismo em 1905.

No ano de 1905 funda o Grupo Espírita Esperança e Caridade, com o intuito de prestar assistência social e espiritual.

grupoespiritaesperancaecaridade

Algum tempo depois, o Espírito de Bezerra de Menezes lhe sugere abrir uma farmácia (Farmácia Espírita Esperança e Caridade), o que o faz, pensando nos combalidos.

Além disso, Eurípedes Barsanulfo foi um dos médiuns mais completos já conhecidos no Espiritismo Brasileiro.

Mas, infelizmente, só permaneceu entre nós por 38 anos. Desencarnou vitimado pela epidemia de gripe no dia 1/11/1918, em sua cidade natal, onde também foi enterrado.

Fiquemos na paz que o Nosso Mestre nos desejou!

Adicionar Comentário

clique aqui para deixar um comentário