“EM PARCELA ÚNICA” ou “DE UMA SÓ VEZ?

Correto: de uma só vez.

Explicação: a rigor, o termo “parcela” significa: “parte de um todo”; consequentemente, não havendo parcelamento ao débito, o correto é dizer-se ao credor: pagamento de uma só vez ou de uma única vez.

Entretanto, é muito comum lermos em redações indenizatórias, ajuizadas até, frases do tipo: “o 13º salário pode ser pago em uma ‘única parcela’ ou em forma de ‘parcela única’”.

Frisando, “recebimento em parcela única” é o mesmo que: “recebimento único da parte de um todo”. Veja que isso não faz nenhum sentido. Esta construção é, portanto, rejeitável e não condiz com a lógica. Há, sim, aqui, como se diz em inglês: um “nonsense” = um absurdo, um contrassenso. Vejamos, no exemplo abaixo, a forma correta de nos expressarmos sobre este assunto:

Exemplo: o pagamento do décimo terceiro salário deste ano será feito ou pago de uma só vez ou de uma única vez.

✉ Fique Atualizado!



Rádio On-line Vivência Espírita

“PAGOU O CREDOR” ou “PAGOU AO CREDOR”?

Correto: pagou ao credor.

Explicação: a regência do verbo “pagar”, em linguagem formal (culta), – a boa sintaxe –, requer objeto indireto para pessoas e objeto direto para coisas. Não obstante, nada impede que, numa mesma oração, coexistam ambos os complementos.

Exemplo: toda pessoa honesta paga aos seus credores (objeto indireto), no prazo determinado, a quantia (objeto direto) que lhes deve.

“CAIU 10%” ou “CAIU EM 10%”?

Correto: caiu 10%.

Explicação: o verbo “cair”, assim como “aumentar” e “diminuir”, não admite, neste sentido, a preposição “em”.

Exemplo: a taxa de desemprego caiu 11,9% no terceiro trimestre, a menor deste ano.

Neste Natal, o meu desejo é de que tudo de bom que você plantou durante o ano reverta-se em forma de paz, saúde e felicidade! Que você e sua família possam sentir a paz verdadeira do Natal. FELIZ NATAL!

Antonio Nazareno Favarin Antonio Nazareno Favarin
Professor de Português, Revisor de livros de São José dos Campos-SP.

---------- Publicidade ---------- ---------- Publicidade ----------

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.